TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Registrar Os Principais Aspectos Identificados Na Fruição Dos Filmes Assistidos, Em Relação

Trabalho Universitário: Registrar Os Principais Aspectos Identificados Na Fruição Dos Filmes Assistidos, Em Relação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

Monitoramento e avaliação em serviço sociais

1ª etapa

A avaliação de monitoramento de projetos sociais é composto por técnicas e metodologias utilizadas para sua realização em processo de planejamento eficiente.

Para uma construção e garantia implantação do programa como SUAS e outros é necessário o monitoramento e a avaliação, que possibilite seu maior resultado, sua eficiência, eficácia e efetividade, por tanto o processo deve ser coletivo, transparente, ter um acompanhamento, ter informação, além da realização de estudos, pesquisas e diagnósticos com intuito de contribuir para gestão desta política.

O propósito da avaliação é julgar a importância de uma ação em um determinado referencial valorativo e aceito como tal pelos sujeitos que avaliam, então avaliar não é só medir, mas acompanhar o segmento do serviço ou projeto, de acordo com os seus objetivos, tendo embasamento de informações produzidas pelo monitoramento.

O monitoramento refere-se à observação regular e sistemática do desenvolvimento das atividades, do uso do recursos e da produção de resultados, em relação com o planejamento inicial. Ele deve produzir informações e dados confiáveis para subsidiar a análises da razão de eventuais desvios, assim como, das decisões da revisão de planos. O processo de avaliação não pode ser só visto com a perspectiva de verificação de estatísticas, expondo a ação de sua eficiência imediata, ignorando o compromisso com desempenho da transformação da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, através de programas e serviços públicos.

Portanto, para alcançar necessariamente a dimensão da efetividade é preciso que a avaliação contenha três aspectos consideráveis fundamentais: o primeiro se relaciona ao cenário histórico-social, o segundo, além de associado ao anterior, comtempla o papel social da própria avaliação, e ligado a ambos, o terceiro refere se a uma perspectiva como um instrumento para uma melhor qualidade de vida. Por isso sem estes interligados, o conhecimento da efetividade de programas e projetos, ficaria comprometido. É necessário compor-se de bastante informação, pois a avalição e monitoramento caminham juntos de forma que busca a melhor apreensão e a mais acurada vigilância social continua, compreendendo- se como importante função da política de assistência Social. As informações devem ser simples e sintéticas para que todos os beneficiários implicados na ação, compreendam e utilizam para o aprimoramento descarte de soluções. No ciclo avaliativo é fundamental destacar o chamado “marco zero”, ou linha de base pratica pouco exercida, os projetos podem às vezes surgirem de um voluntarismo de seus promotores e prescindível o exame prévio da relevância e sustentabilidade de projetos colocados na agenda pública. É necessário perguntar sobre o desenho propriamente, em consequência e sua execução e seu pretendido potencial de efetividade

De acordo com o procedimento, é preciso no campo social que a atenção esteja atenta aos impactos, situar o programa ao qual ele se gesta, verificar o grau de legitimidade almejado na instituição e na comunidade, verificar o grau de adesão ou de resistência dos agentes que o movem produzindo esta ou aquela dinâmica.

Os indicadores a serem construídos devem expor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com