TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Estagio Supervisionado De Serviço Social

Trabalho Universitário: Relatorio De Estagio Supervisionado De Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  2.051 Palavras (9 Páginas)  •  3.778 Visualizações

Página 1 de 9

2- INTRODUÇÃO:

O presente estágio supervisionado foi realizado na Associação das Damas de Caridade da Vila Vicentina, local que presta serviços voltados à proteção e cuidados com pessoas acima de 60 anos de idade, que não possuam familiares que possam realizar os cuidados necessários a manutenção da integridade física, social e a dignidades das mesmas.

Desta forma, este relatório representa a síntese das aprendizagens significativas desenvolvidos no decorrer do estágio supervisionado I, estágio este que nos possibilita vivenciar as experiências do cotidiano do assistente social, levando-se em conta que o idoso, muitas vezes se encontra com dificuldades de prover suas necessidades básicas, necessitando de cuidados especiais em relação a sua saúde, uma vez que passa a ter dependência total ou parcial de outrem, e são enviados a instituição devido a falta de familiares que possam lhes dispensar tais cuidados.

A Instituição mais conhecida como “Abrigo de Idosos”, realiza diferentes atendimentos, visando sempre à satisfação das necessidades dos idosos que ali se encontram, sendo assim, seus serviços são voltados à moradia, atendimentos e cuidados no tocante a saúde, bem como zelar pelos direitos da pessoa idosa, para que as mesmas possam envelhecer de forma digna recebendo cuidados especiais que todo idoso merece.

Desta forma, no decorrer da realização do estágio supervisionado I, foi possível observar a ação da assistente social da instituição acima citada, percebendo os entraves com os quais a mesma lida todos os dias de sua vida profissional, mas ao mesmo tempo possibilitando enxergar soluções que permitam um atendimento digno ao ser humano que busca os serviços do Abrigo de Idosos.

A realização do estágio também permitiu conhecer a demanda da área em questão, que são as pessoas idosas, suas necessidades, anseios e a busca pela satisfação de direitos, direitos estes a serem tratados de forma digna como todo brasileiro, uma vez que ainda no Brasil muitas vezes os idosos são tratados como pessoas que nada mais tem a oferecer a nossa sociedade, e com a experiência do estágio foi possível perceber que o quanto é difícil envelhecer em nosso país.

Assim, o estágio supervisionado neste primeiro momento, nos possibilitou o primeiro contato com a profissão por nós escolhida, vislumbrando as dificuldades que são próprias da mesma, e ao mesmo tempo a satisfação da realização de um serviço digno aos idosos que ali se encontram. Portanto, percebe-se que somente o estágio supervisionado pode efetivamente realizar a vivencia com a profissão onde o acadêmico pode colocar em prática toda a teoria vista em sala de aula, e assim o mesmo pode realizar observações que construa o seu futuro fazer profissional, voltado sempre à proteção e dignidade da pessoa humana.

3- DESENVOLVIMENTO

3.1. Identificação da Instituição;

O Estágio Supervisionado I foi realizado na Associação das Damas de Caridade da Vila Vicentina – Abrigo de Idosos, situada na Avenida 9 de Julho, nº 853, na cidade de Santo Anastácio, estado de São Paulo.

A instituição se caracteriza como uma sociedade civil beneficente, ou seja, que não possui fins lucrativos e recebe recursos dos Governos Federal, Estadual e Municipal, além de realizar festas e outras atividades que possam vir a contribuir para o aumento dos recursos financeiros da entidade, recebe também a contribuição da população da cidade de Santo Anastácio-SP.

Assim, o público alvo da instituição constitui-se de pessoas acima de 60 anos de idade, o que faz com que a instituição se caracterize como Especial de Alta complexidade, e assim atende idosos que se encontrem sem condições de prover sua subsistência, sem vínculo familiar, ou ainda sem condições de saúde para realizar suas necessidades diárias.

3.2. Descrever e analisar a realidade da organização;

A Associação das Damas de Caridade da Vila Vicentina – Abrigo de Idosos iniciou suas atividades em 26 de fevereiro de 1959, tendo como fator preponderante para sua criação a necessidade de um espaço adequado para o cuidado com pessoas maiores de 60 anos de idade e que não dispunham de familiares que pudessem realizá-lo.

A instituição atende toda a área urbana e rural da cidade de Santo Anastácio-SP, sendo que esta é a única instituição na cidade que atende pessoas idosas, em situação de vulnerabilidade social, desta maneira a entidade busca atender ainda os municípios vizinhos como Ribeirão dos Índios-SP e Piquerobi-SP.

Neste sentido, o Abrigo de idosos realiza serviços de atendimento integral a pessoa idosa, contando com uma demanda de 41 idosos, que recebem cuidados no tocante a saúde e alimentação, além de atividades socializantes como jogos, atividades físicas, artesanato, paisagismo, de forma que os idosos possam se sentir úteis e acolhidos.

3.3. Descrever o alcance social dos projetos, programas e serviços encontrados na Organização;

Em se tratando de uma instituição se caracteriza como Especial de alta complexidade, uma vez que tem como usuários idosos a partir de 60 anos de idade, que se encontram em estado de senilidade, e que estejam sem a assistência de seus familiares diretos, ou estejam debilitados para prover suas necessidades básicas, o que se traduz em aumentando de suas fragilidades, a Associação das Damas de Caridade da Vila Vicentina – Abrigo de Idosos, busca promover um atendimento humanizado de modo a satisfazer as necessidades básicas dos seus usuários, com vistas a proporcionar saúde e bem estar aos mesmos, valorizando a pessoa humana, buscando a sua inclusão social, pessoal e familiar, e ainda proporcionando autonomia e independência de acordo com a sua condição pessoal, defendendo os direitos de seus usuários com vistas a um envelhecimento digno.

É neste contexto que a Instituição buscar realizar atividades que envolva a população de um modo geral, a fim de contribuir com a mesma tendo em constante contato um grupo de voluntários que possam estar em contato direito com os idosos, ouvindo-os, promovendo atividades que possam integrá-lo na sociedade.

A Instituição realiza atendimento ao idoso, envolvendo a família por meio de entrevistas, realizando visitas domiciliares, encaminhamento a rede, almoço mensal com a família dos idosos. Esta conta ainda com atendimento social, realiza encaminhamento aos médicos de diferentes especialidades de acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com