TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio estagio supervisionado I

Por:   •  15/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  850 Palavras (4 Páginas)  •  1.049 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

GLENNA THAYNARA MENDES FREITAS – RA 299400

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

BARRA DO CORDA- MA

2013

[pic 2]

GLENNA THAYNARA MENDES FREITAS

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Relatório de Estágio apresentado

Ao Curso de Serviço Social do Centro de

Educação a Distância-CEAD da

Universidade Anhanguera

UNIDERP como requisito

Obrigatório para cumprimento

Da disciplina de

Estágio Supervisionado II

BARRA DO CORDA- MA

2013

[pic 3]

        

      SUMÁRIO

1.0 Introdução..................................................           4

2.0 Desenvolvimento.......................................        ... 5                            

3.0Considerações finais ......................................       6                           4.0Referências..................................................... ... . 7

     

  • Identificação

Nome do estagiário: GLENNA THAYNARA MENDES FREITAS

Curso: Serviço Social

Telefone: (99) 81396469         e-mail: glennathaymara@hotmail.com

Nível do estágio supervisionado II

Local do estágio: Centros de Atendimentos Psicossociais (CAPS)

Endereço: Rua Benedito Leite s/n CEP: 65.950-000

Nome do (a) Supervisor (a) Acadêmico (a): Maires Souza dos Anjos

Nº Cress: 3402

Nome do (a) Supervisor (a) de Campo: Érica Fortaleza Lima  

Nº Cress: 4025

Carga horária: 80 Horas   Inicio: 28/10/2013    Termino: 20/11/2013

1.0  INTRODUÇÃO 

    O Estágio Supervisionado II foi realizado no Centro de Atenção Psicossocial  CAPS  no período de 28/10/2013 à 20/11/2013. Em cumprimento da disciplina Estágio Supervisionado II, do curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera-UNIDERP, Pólo Barra do Corda – Ma.
  Neste segundo estágio, teve-se como objetivo, a análise e observação da realidade social e os aspectos administrativos da instituição de forma crítica e reflexiva, onde foi observado e vivenciado as formas de organização e de gerenciamento do processo de trabalho da assistente social do CAPSI, e identificadas às características e suas formas de organização e gestão, através da articulação teórica-prática, por meio do confronto entre as situações identificadas no referido campo de estágio.

    As atividades realizadas durante o estágio supervisionado II foram importantes, pois através delas pode-se perceber como é indispensável à atuação do profissional de serviço social no atendimento aos usuários, que fazem tratamento de transtornos mentais que através da utilização de instrumentos e técnicas, repassam informações e esclarecimentos aos pacientes a importância do atendimento aos usuários com transtornos mentais, integrando e estimulando a integração social e familiar, dando um destaque especial ao fato de estarem exercendo um ato de cidadania ao contribuir com a recuperação da saúde mental de seus semelhantes.

2.0 DESENVOLVIMENTO 
   

 O Centro de Atenção Psicossocial ( CAPS) , é uma instituição pública que presta serviços à população de Barra do Corda – MA  e municípios vizinhos, é mantida com uma verba do Governo do Estado e presta atendimento em regime de atenção diária.
    O CAPS atende a todas as classes sociais sem distinção de raça ou cor; faz atendimento a população de sua área de abrangência, realizando atendimento clinico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis, fortalecimento dos laços familiares e comunitário.
    Para poder atender a todas as demandas o CAPS realiza atividades como bazar, bingos, para ajudar nas execução do artesanato ou para fazer eventos , de algumas dadas comemorativas, como por exemplo, Dia das Mães, Dia dos Pais, Carnaval e outros.
    Atualmente o CAPS é formado por equipe composta de enfermeiro, farmacêutico, assistente social, psicólogos, psiquiatra, clinica geral, técnica de enfermagem, educadora física e professora artesanal, que interagem com os usuários assistindo suas necessidades dando suporte e atenção, tendo a responsabilidade de organizar a rede de serviço de saúde mental o CAPS.
    Durante o período de estágio supervisionado II, no CAPS, foi exercitada a aplicação do plano operacional de acolhimento aos usuários e familiares, para que estes se sentissem bem acolhidos estimulando sua integração familiar apoiando em suas iniciativas no processo de trabalho do Serviço Social e de todas as ações realizados, de caráter educativas e informativas.
 



...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (196.4 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com