TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Social

Artigo: Relatório Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  1.320 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório

O estágio supervisionado em Serviço Social I foi realizado no âmbito da política de assistência social, especificamente tendo como espaço de atuação o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). CRAS é considerado a porta de entrada para a política de assistência social, sendo que esta política durante muito tempo foi considerada de ordem ação paliativa, filantrópica e caritativa para a população destituída dos direitos sociais.

As famílias que estão em vulnerabilidade social são acompanhadas pela equipe do CRAS e incluídas no Serviço de Proteção e atenção integral à família (PAIF). O referido Centro também oferta o Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos, para complementar o trabalho social com as famílias incluídas do PAIF prevenindo a ocorrência de situações de risco social, no qual existem atualmente os seguintes serviço de convivência: serviço para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, e serviços para pessoas idosas a partir de 60 anos.

Além dos serviços já citados existem outros programas e projetos desenvolvidos no âmbito do CRAS. São eles; Benefícios Eventuais; Projetos sociais como os de moradia popular (Minha Casa, Minha Vida); Promoção do acesso a documentação pessoal (RG).

Assim, a equipe do CRAS atua em articulação com outras políticas sociais como saúde, educação, previdência social, habitação entre outras para poder inserir os usuários na rede de serviços e principalmente prestar a referência e a contra-referência. As demandas atendidas na instituição destacam-se encaminhamentos dos usuários ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para requererem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), tanto idosos como deficientes, benefícios eventuais com, carteira do passe livre do idoso e do deficiente, acesso à documentação pessoal, demandas encaminhadas pelo poder judiciário e ministério público, CREAS e de outras políticas sociais.

Com relação à população atendida, o CRAS oferta serviços aos usuários provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza com fragilização de vínculos afetivos e de pertencimento social. Trata-se de uma população muito carente – sem renda fixa ou desprovido desta –, ou geralmente são beneficiárias de algum programa de transferência de renda do governo federal, em sua maioria mulheres desempregadas e chefes de família.

O estágio supervisionado em Serviço Social I foi direcionado a observação da realidade no sentido de identificar as diferentes expressões da questão social presente no cotidiano dos usuários da política institucional, para o caso em voga a política de assistência social.

Ao longo do primeiro momento foi possível conhecer a instituição e seu funcionamento, bem como os funcionários que trabalham no CRAS, auxiliar de serviços gerais, motorista, recepcionista, agentes sociais, entrevistadores do CAD único, psicólogo e assistente sociais. Nesse período foram realizadas visitas domiciliares, entrevistas sociais, preenchimento do CAD único. Também foi possível observar o grupo de idosos do Cras particularmente ativo, por se reunir três vezes por semana para realizar atividades lúdicas, desenvolver artesanatos além de dinâmicas de grupo, sendo este um recurso muito importante para o assistente social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com