TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Sociologia

Exames: Relatório Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório de sociologia

Aluno: Gustavo Gaidzinski

• Família:

Pode-se considerar a família com um dos pilares da sociedade, pois é onde o individuo tem seu primeiro contato com a sociedade, e com esta interação ele acaba absorvendo a cultura e o modo de agir da família. A família tem o poder de moldar o comportamento da sociedade, levando em conta que a mesma serve como base para a educação e formação das pessoas. Na atualidade a família vem diminuindo de tamanho e “forma”, antigamente observava-se que as famílias tinham um grande número de membros, hoje os casais preferem uma menor quantidade de filhos, existem até mesmo casos onde a família é apenas a interação entre duas pessoas, pai e filho ou mãe e filho. De acordo com a região é possível notar a diferente cultura na formas de família e suas diversas formas de se relacionar. Existem também diversos pontos que são muito discutidos atualmente quando se trata de família, como as adoções homo parental, a qual, é permitida em apenas 13 países, porém é alvo de muita discussão.

• Comunicação e novas tecnologias:

o Percebe-se que a comunicação e novas tecnologias vem influenciando diretamente o comportamento da sociedade atual. Um exemplo claro disto, foram os protestos ocorridos no Brasil no ano de 2013, onde através dos veículos de comunicação –novas tecnologias- organizavam-se protestos de grande repercussão. Entretanto nem sempre a informação viajou em quantidade exorbitante e em ritmo acelerado pelo globo. A evolução das tecnologias e da comunicação foram evoluindo com o decorrer do tempo. Nos primórdios a comunicação não passava de gritos; urros, postura corporal, símbolos e sinais. Com o passar do tempo o homem foi desenvolvendo mais técnicas para a comunicação como as pinturas rupestres, desenvolveu o papiro e a escrita. Logo no século XIX surgiram tecnologias surpreendentes como o telefone e o radio que facilitaram a comunicação pelo globo de modo estrondoso e com o chegar do século XX desenvolveu-se diversas tecnologias que facilitaram e tiveram grande contribuição com a globalização levando a informação para o globo todo. Com toda essa informação, e este poder de transmitir, a mídia fortaleceu-se, e gera grande influencia na sociedade, criando diversos modos utilizados para manipular o comportamento da sociedade que são muitas vezes conduzidos a realizar o desejo das grandes mídias sem mesmo perceberem.

• Política

A política esta presente no dia a dia de toda pessoa que vive em um conjunto. A política é nada menos que a arte de negociação para compatibilizar interesses, ou seja, discutir um termo e chegar ao consenso do que é o melhor para o conjunto com que se convive (sociedade). Por isso que a política é de extrema influencia no comportamento da sociedade.

Existem diversos regimes políticos, podem ser eles uma democracia ou autoritário. Os regimes democratas, permitem que seu povo escolha seu governo, ou seja, o povo escolhe seus gorvenantes de acordo com seus interesses, de acordo com o que acham melhor para a sociedade. Já nos sistemas autoritários não existe escolha por parte da sociedade, geralmente os governantes fazem parte de uma oligarquia, que por forca impõe suas vontades à sociedade influenciando-a. O Brasil já passou por este dois tipos de governos, durante a ditadura militar onde houve grande repreensão do governo a mídia e a população. Hoje vivemos em um governo democrata, onde por meio do voto escolhemos nossos governantes. A política teve origem na Grecia antiga no tempo em que os gregos eram organizados em cidades estado. A política era restrita apenas aos cidadãos –eram apenas considerados cidadãos, aqueles que eram homens de grande influencia na sociedade.- Com o passar do tempo a política, foi sendo moldada, muito se deve a revoluções como a francesa no tempo do Renascimento. Atualmente o Brasil vive um período de muita insastifacao política, como pode-se perceber diversos protestos como contra a copa, ou até mesmo no ano passado onde muitas pessoas tomaram a rua.

• Cultura

Muitos confundem a cultura com a capacidade intelectual de uma pessoa, ou até mesmo com seu nível de aprendizado. Entretanto cultura não é nada mais do que o modo de um povo falar, dançar, vestir-se. Cultura todos temos, é aquilo que indivíduos de um mesmo grupo tem em comum. Em países de grande extensão territorial como o Brasil, pode-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com