TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de pesquisa educação

Por:   •  22/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 9

SENADOR MODESTINO GONÇALVES, AGOSTO DE 2018.

Sumário

1.Documentos        4

2.INTRODUÇÃO        5

2.1.Abordagem do Problema        5

2.2. Caracterização Geral da Educação Infantil        6

2.3.Justificativa        6

3. REFERENCIAL TEÓRICO        7

3.1.Descrição do marco teórico relativo ao problema\ intervenção realizada no âmbito do estágio.        7

4.1.CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA        7

4.3 Apresentações dos registros e da observação realizada no estágio        8

5.Análise e discussão da intervenção realizada.        9

5.1.Descrição e analise da atividade realizada.        9

6.Considerações Finais        11

7.Referencias        12


1.Documentos    


2.INTRODUÇÃO    

Este trabalho tem como objetivo trazer algumas experiências e contribuições sobre o estágio no ensino fundamental.

O estágio foi realizado na Escola Municipal Judith Canuto localizada a Rua Geraldo Tanor Bié, 100, Centro, Senador Modestino Gonçalves/Minas Gerais, em uma turma de 5° ano do ensino fundamental com uma professora regente e contendo 16 alunos entre meninos e meninas com idade entre 9 e 10 anos de idade.

Veremos ao longo desse relatório as experiências e vivencias durante esse estágio.

Algumas situações ocorridas durante as minhas observações me chamaram um pouco a atenção.

2.1.Abordagem do Problema

No dia 14-05-2018 dei inicio ao estagio no estabelecimento já citado, fui muito bem, recebida pelas crianças e pela professora em um primeiro momento nas minhas observações pude perceber que todos os alunos estavam em um mesmo patamar de aprendizagem todos conseguiam acompanhar o ritmo da professora e faziam todas as atividades propostas. Nos primeiros dias de observação foi trabalhado apenas o conteúdo de matemática, não pude perceber nenhuma diferença relevante no desempenho dos alunos.

Após algum tempo de observação a professora introduziu um conteúdo de português e solicitou que os alunos criassem uma historia a partir de uma imagem e logo em seguida me pediu que corrigisse esses textos, enquanto eu lia me deparei com um texto com uma ortografia não muito boa e a maioria das palavras escritas erradas. No final do horário de aula questionei a professora sobre o aluno e ela me disse que ele tinha muita dificuldade em escrever corretamente e que ela não sabia o que fazer para ajudar o aluno. E disse que dava ditados separados para ele conversava com a mãe dele para ela trabalhar a escrita com ele em casa, mas não estava surtindo muito efeito.

2.2. Caracterização Geral da Educação Infantil

 Ensino Fundamental é um dos níveis da Educação Básica no Brasil. O Ensino fundamental é obrigatório, gratuito (nas escolas públicas), e atende crianças a partir dos 6 anos de idade. Desde 2006, a duração do Ensino Fundamental, que até então era de 8(oito) anos, passou a ser de 9 anos. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9395/96) foi alterada em seus artigos 29, 30, 32 e 87, através da Lei Ordinária 11.274/2006, e ampliou a duração do Ensino Fundamental para 9 (nove) anos.

O ensino fundamental é dividido em dois ciclos:

 Anos Iniciais – compreende do 1º ao 5º ano, Anos Finais – compreende do 6º ao 9º ano.

O currículo para o Ensino Fundamental Brasileiro tem uma base nacional comum, que deve ser complementada por cada sistema de ensino, de acordo com as características regionais e sociais, desde que obedeçam as seguintes diretrizes:

I - a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática;

II - consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento;

III - orientação para o trabalho;

IV - promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não formais. (ART. 27º, LDB 9394/96)

A responsabilidade pela matrícula das crianças, obrigatoriamente aos 6 anos de idade, é dos pais. É dever da escola, tornar público o período de matrícula.

Além da LDB, o Ensino Fundamental é regrado por outros documentos, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, o Plano Nacional de Educação (Lei nº 10.172/2001), os pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE) e as legislações de cada sistema de ensino.

2.3.Justificativa

O estágio é de extrema importância na formação profissional, é um processo de aprendizagem indispensável para quem quer seguir carreira docente No ensino fundamental, e, além do mais, nos dá a oportunidade de entender teoria e pratica e pensar em possíveis soluções para problemas recorrentes que vão se propagando ao longo do tempo.

3. REFERENCIAL TEÓRICO

 3.1.Descrição do marco teórico relativo ao problema\ intervenção realizada no âmbito do estágio.

Pensando no problema do aluno com dificuldade para escrever decidir montar uma pasta de pequenos textos para trabalhar com ele enquanto eu estivesse fazendo as minhas observações. Procurei na internet como poderia trabalhar com esse aluno e então resolvi trabalhar com ele enquanto que o restante da turma continuaria com as atividades normais do dia.

Trabalhamos com ditados e produções de textos e mesmo com o pouco tempo que tivemos juntado desenvolvendo essa atividade pude perceber uma melhora significativa nesse aluno com relação a escrita. Até a mãe dele deu os parabéns para a professora e a incentivou a continuar com essa intervenção e garantiu que ia se esforçar para continuar o trabalho também em casa.

4.METODOLOGIA

4.1.CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA

O estágio foi realizado na Escola Municipal Judith Canuto, é um prédio próprio de caráter municipal mantido pela prefeitura municipal. O prédio contem: 1(uma) cozinha,1(uma)biblioteca com equipamentos de informática e internet banda larga,2(dois) sanitários , 2 (duas ) salas para secretaria ,1(uma) sala para supervisão ,6(seis) salas de aula , 1 (um) refeitório e 1(um) ginásio poliesportivo. Um espaço arejado e com bastante ventilação para atender as crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com