TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Texto: BRANQUEAMENTO E BRANQUITUDE NO BRASIL.

Trabalho Universitário: Resenha Texto: BRANQUEAMENTO E BRANQUITUDE NO BRASIL.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  4.031 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

texto: BRANQUEAMENTO E BRANQUITUDE NO BRASIL.

autorer: Maria Aparecida Silva Bento

O texto lido para essa resenha é "Branqueamento e Branquitude no Brasil", a autora é Maria Aparecisa Silva Bento. O texto é dividido em 7 partes, e conta com diversas ideias e citações de varios outros autores e pensadores.

O começo do texto é como um resumo da obra, podemos ler o que encontraremos no decorrer do texto, o texto proucura definir branquitude, apartir das ideias do branqueamento, proucura tambem contar a história dos negros e do branqueamento no Brasil.

A autora comenta que uma das possiveis origens do branqueamento no Brasil é o medo, o narcisismo, e a desconfortabilidade do negro como negro. Bento ainda quer mostrar o branqueamento e o racismo por um outro aspecto que não é muito estudado, o papel do branco nessas questões. Que é visto como o modelo da humanidade, como ser invejavel, assim os outros são considerados inferiores.

Assim é criado um imáginario negativo sobre o diferente. E é citado no decorrer do texto um grande motivo para essa descriminação: a omissão do branco em seu papel que ocupa nas situações de desigualdades.

E falado tambem sobre a descriminação racial, que nutre um processo de privílegios de um grupo sobre outro. O pertencimento em um grupo gera uma forte ligação, que nos faz defender nosso grupo.

O processo do branqueamento faz com que muito europeus venham para o Brasil, tirando o lugar do negro no mercado de trabalho, e tornando sua liberdade mais dificil.

A autora comenta do branco narcisista e que acha que o diferente é inferior, colocando os outros grupos em um patamar abaixo, fazendo com isso um gerador de descriminação. Ela faz mensões a muitos autores para escrever esse artigo, como Fenon, Edith Piza, Janet Helms, Tatum, entre muitos outros.

O texto faz como vejamos o branqueamento por uma outa visão, vemos o papel do branco e não do negro como muitos outros estudos fazem. Isso faz com que tenhamos um conhecimento a mais, nos tornamos mais entendedor do processo de branqueamento no Brasil, e podemos analisar o papel dos dois lados, e com isso tirar nossas proprias concluões.

Gabriela Camargo Callegari

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com