TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Transição Nutricional No Brasil: Análise Dos Principais Fatores

Trabalho Universitário: Resenha Transição Nutricional No Brasil: Análise Dos Principais Fatores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2014  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  2.774 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DESCRITIVA

SOUZA, E.B.; Transição nutricional no Brasil: análise dos principais fatores; Volta Redonda, Ano V, n. 13, agosto 2010 - Cadernos UniFOA (p. 49 a 53)

Como o título sugere: TRANSIÇÃO NUTRICIONAL NO BRASIL: ANALISE DOS PRINCIPAIS FATORES, o ponto central é avaliar os principais componentes da transição nutricional ocorrida no Brasil e suas consequências na população, como por exemplo, o aumento da obesidade, sendo considerado o agravo nutricional de grande importância, vindo associado a várias doenças.

Para montar este artigo de cinco páginas o autor reuniu textos retirados de livros e sites relacionados ao assunto. Estes textos foram divididos em tópicos seguindo uma lógica e mantendo o seu foco narrativo.

Souza inicia sua obra comparando o Brasil com outros países desenvolvidos, que mesmo diante de momentos marcantes nos campos da política, do esporte, da saúde e da educação, passaram por transformações na saúde e na doença. Neste momento o autor descreve como nos últimos cinquenta anos houve alterações na qualidade e quantidade na dieta, por diversas questões. Com essas alterações, desencadearam a prevalência de sobrepeso e obesidade e outros tipos de doenças, mudando o padrão da distribuição da mortalidade da população.

No tópico seguinte, Souza trata sobre as mudanças no padrão alimentar do brasileiro onde foi observado um aumento do consumo de açúcares, refrigerantes, produtos industrializados, entre outros e uma redução no consumo de carboidratos complexos, frutas, verduras e legumes.

Nos tópicos seguintes, o autor fala sobre a redução da atividade física, decorrente das mudanças na distribuição das ocupações setoriais, um aumento do número de trabalhos com redução do esforço físico ocupacional e modificações nas atividades de lazer.

Com isso, o autor finaliza o artigo relacionando as mudanças no padrão alimentar e a redução da atividade física ao aumento do sobrepeso e da obesidade, afirmando que o excesso de peso é um dos principais fatores de risco para hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e algumas formas de câncer e em suas considerações finais relatam dez passos para o peso saudável, publicado pelo Ministério da Saúde.

Elton Bicalho de Souza mora em Volta Redonda. É graduado em Nutrição pelo Centro Universitário Barra Mansa, com especialização pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente participa de pesquisas e projetos relacionados à área da saúde. Outra obra do autor é Fatores associados à prática de atividade física no lazer em mulheres no pós-parto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com