TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha da Primeira Parte do Livro de Roque de Barros Laraia ‘Cultura um Conceito Antropológico’

Por:   •  10/9/2019  •  Resenha  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha da primeira parte do livro de Roque de Barros Laraia ‘cultura um conceito antropológico’

1. Introdução

Este trabalho, inquadra-se na cadeira de Iniciaçao ao Trabalho Cientifico e tem como objectivo trazer o tema central da primeira parte do livro de Roque de Baros Laraia Cultura um conceito antropologico onde nas suas discussões antropológicas, o debate centra-se no desenvolvimento do conceito de cultura a partir das manifestações iluministas até os autores modernos sobre os elementos determinantes da cultura que levou alguns teóricos a afirmarem que existe uma relação direta entre raça e cultura.

2. Aspectos da discusão da primeira parte

Segundo Laraia (1986), no passado atribuía-se a origem das diferenças culturais às diferenças genéticas; neste sentido, segundo Felix Keesing, autor citado não existe correlação significativa entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais. Qualquer criança humana normal pode ser educada em qualquer cultura, se for colocada desde o início em situação conveniente de aprendizado.

Segundo Laraia, o determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. Porém, a partir de antropólogos como Boas, Wissler, Kroeber, citados no texto, negaram esta teoria afirmando que existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais, pois é possível e comum existir uma grande diversidade cultural localizada em um mesmo tipo de ambiente físico.

Relativamente ao conceito de cultura Laraia (1986) afirma que o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente às realizações materiais de um povo. Neste sentido, o conceito de Cultura foi definido pela primeira vez por Tylor onde segundo este autor, Cultura é este todo complexo unitãrio que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.

3. Observações

Partindo do conteúdo explicado por Laraia (1986), nota-se que o mesmo é profundo mas em alguns aspectos não é tão claro, como no caso em que o autor diz a cultural é dinâmica porque vamos aprimorando com base no vivenciado, o autor esquece de esclarecer como a dinâmica cultural funciona e como esta organizada por que dentro dela ocorrem processos de ganhos assim como perda, culturais. Este processo todo Bernardi (1974) dividiu em três onde temos a nossa cultura, aprendemos as dos outros e por fim as perdemos de forma parcial, as vezes total (aculturação, enculturação e desculturação).

4. Conclusão

Partindo dos aspectos discutidos na primeira parte do texto de Laraia (1986), conclui que não existe correlação entre a distribuição dos caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais, não só conclui ainda que o determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural mas segundo alguns autores refutaram esta ideia porque segundo os mesmos autores existe uma limitação na influência geográfica sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com