TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre Maquiavel. Texto: Os clássicos da Política

Resenha: Resenha sobre Maquiavel. Texto: Os clássicos da Política. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  Resenha  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  669 Visualizações

Resenha sobre Maquiavel

Texto: Os clássicos da Política

Maquiavel nasceu em Florença em 03 de maio de 1469; viveu em uma Itália fragmentada, ele acreditava que a união fortaleceria a nação. Ocupou um cargo de destaque na vida publica, depois que suas tarefas diplomáticas sofreram uma brusca interrupção, ele se exilou na terra de seu pai, onde viveu seu período criativo mais intenso, fruto de muitas leituras aos grandes clássicos. Foi desse período que nasceram suas principais obras; como “O Príncipe”, que fala sobre o estado da maneira que ele realmente é, como ele deve ser conquistado e mantido.

Maquiavel traçou uma nova articulação sobre o modo de pensar e fazer política; Resultado da força das ações dos cidadãos. Em sua obra fala do poder que todos tem mais não conhecem. Segundo a análise de sua situação concreta, o estado pode adotar duas formas de governo: O Principado e a Republica, o governante deveria ter virtù. O homem de virtù deseja a honra, a riqueza, a gloria e o poder e luta para consegui-los. (...) O jogo tradicional entre a aparência e a essência sobrepõe-se a distinção tradicional entre virtudes e vícios.

Ele ensina ainda que existem dois modos de combater, um com as leis, que é o próprio homem; e o outro com a força, que é próprio dos animais. Segundo ele quando a lei não é suficiente, convém recorrer à força.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com