TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Residuos Hospitalares

Pesquisas Acadêmicas: Residuos Hospitalares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  2.190 Palavras (9 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 9

Resumo

Buscar a razão pela qual, tantas doenças infecciosas são transmitidas, pelo mau manuseio desses resíduos, e tentar apresentar uma solução para esse problema, foi o que nos motivou a iniciar este trabalho.

Este artigo tem o objetivo, de mostrar como devem ser feitos os descartes dos resíduos hospitalares, a forma como cada um deve ser manuseado, mostrar os perigos que existem quando, esse manuseio é feito de forma errada e os impactos ambientais, causados pelo descarte inadequado.

Introdução

Este artigo trata dos diversos resíduos gerados em um ambiente hospitalar, como é produzido seu armazenamento e coleta, também sendo citadas no desenvolvimento do contrato as contaminações, que tais resíduos podem vir a ocasionar ao ambiente, a saúde dos pacientes e tudo que circula diariamente nesse meio.

A preocupação com o descarte inadequado dos resíduos hospitalares nos levou a pesquisar a forma adequada de como os resíduos hospitalares, devem ser descartados. O artigo demonstra de forma clara e objetiva, a forma pela qual esses resíduos podem por em risco a saúde de quem os manuseia, tanto na área hospitalar como em seu descarte.

Mostraremos como são gerados os resíduos, a classificação e a forma de armazenagem até o descarte final, bem como as doenças infecciosas geradas por esses mesmo resíduos. Podem ser transmitidos diversos tipos de doenças, tais como, HIV, Tuberculose, hepatites dentre outras que serão citadas durante o desenvolvimento deste artigo.

Resíduos Hospitalares

O lixo hospitalar é um resíduo descartado por hospitais, clínicas e necrotérios que oferece alto teor de contaminação para o ser humano e para o meio ambiente se não for descartado corretamente, segundo as orientações da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Existem vários tipos de resíduos hospitalares que devem ser descartados de acordo com o seu estado físico, seja sólido, semissólido ou líquido. Temos como exemplos as bolsas de sangue, agulhas, seringas, restos de medicamentos, curativos, material radioativo, e até mesmo membros amputados.

A responsabilidade de cuidar do descarte devido do chamado resíduo de serviços de saúde (RSS) é do hospital, da clínica ou do necrotério que o produz. Alguns tipos de resíduos hospitalares podem ser enviados para aterros sanitários que não permitam a entrada de catadores. Já outros tipos de resíduos devem passar por um tratamento anterior, além daqueles que só podem ser descartados em locais licenciados por um órgão ambiental. Caso o lixo hospitalar seja descartado junto com o lixo comum, existe a possibilidade dos catadores de lixo e outras pessoas que fazem o seu transporte se contaminem com doenças como a AIDS e a hepatite transmitida através do sangue contido nas seringas.

O que muita gente não sabe é que alguns materiais utilizados na área de saúde também podem ser reciclados, como papéis, caixas de luva, isopor, papelão, embalagem de remédios, entre outros, assim contribuindo mais uma vez com o meio ambiente.

Descarte de resíduos hospitalares Norma 307 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamenta o correto procedimento que deve ser realizado com relação aos lixos hospitalares e sua destinação.

De acordo com a norma, todo o material especificado como lixo hospitalar deve ser devidamente condicionado em embalagens específicas para a sua destinação correta, e classificado da seguinte forma:

Resíduos especiais – Abrangem os materiais farmacêuticos, químicos e radioativos;

Resíduos comuns ou gerais – São materiais oriundos de áreas administrativas, como sucatas, embalagens reaproveitáveis, resíduos alimentares, etc.;

Resíduos infecciosos – Compreendem os materiais que contenham sangue humano, materiais perfuro cortantes, resíduos de diagnósticos, biopsias e amputações, resíduos de tratamentos como sondas, drenos e gazes, material patológico, dentre outros.

O correto condicionamento, assim como a destinação dos resíduos hospitalares deve ser realizado da seguinte forma:

Grupo 1 – Os materiais radioativos dispõem de regulamentação própria do CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) e seu procedimento deve ser feito de acordo com essa especificação, porém, é importante ressaltar que os hospitais são os responsáveis por sua destinação final. Os materiais farmacêuticos devem ser devolvidos aos fabricantes, sendo os próprios fabricantes os responsáveis por sua correta destinação final.

Grupo 2 – Plásticos, metais, papel, papelão, vidros, assim como os demais materiais recicláveis devem receber embalagens próprias de acordo com o tipo de material e sua destinação é a reciclagem interna no próprio hospital ou a entrega como sucata para postos de reciclagem.

Descarte de lixo hospitalar

Grupo 3 – Os materiais perfuro cortantes devem ser alocados em caixas de papelão específicas para esta finalidade. Os demais resíduos devem ser colocados em sacos plásticos brancos, sempre identificados de forma visível com o símbolo de material infectante em sua parte frontal. A Destinação final desses materiais é a incineração ou o depósito em aterro sanitário através de sistema de coleta especial.

Resíduos Perigosos

Classe 1

Toda atividade industrial é potencialmente poluidora.

Mapear o processo industrial para identificar a geração de resíduos perigosos é obrigação e responsabilidade de seus gestores. São considerados resíduos perigosos: lâmpadas usadas, materiais contaminados com óleo, graxa, tintas, solventes, reagentes, ácidos e bases, além de resultantes de serviços de saúde, entre outros.

A legislação ambiental no País é bastante dinâmica e requer acompanhamento diário, definindo claramente quais são as atribuições das empresas e de seus prepostos.

A TRANSLIX gerencia os resíduos perigosos, desde sua geração até a destinação final, garantindo o controle e a prevenção da poluição.

Oferecemos: Gerenciamento in company – Equipe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com