TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento De Resíduos Hospitalares

Dissertações: Gerenciamento De Resíduos Hospitalares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 2

OS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE E O MEIO AMBIENTE

No Brasil, os resíduos são jogados em aterros sanitários, quando não recebem o devido tratamento adequado, levando em conta que os mesmo lixões recebem todos os tipos de resíduos, esta problemática foi várias vezes levantadas e discutidas, pelos jornais revistas, órgãos competente, governante, organizações e com a população; até mesmo o resíduos hospitalares vai parar nestes aterros sanitários, sendo totalmente impróprios para o meio ambiente, o que gera contaminações podendo agravar mais o problema.

Solucionar esta problemática dos lixões conscientizado a todos, exige uma mudança generalizada perante todos, desde os governantes, empresas e população. Mas se cada instituição de saúde. Realizando uma gestão centralizada na sustentabilidade, fazendo com que os resíduos tenham um destino adequado, visando minimizar ao máximo os descartes destes resíduos no meio ambiente e agregando ganhos positivos com o processo de gerenciamento de resíduos tanto no âmbito ambiental quando no aspecto econômico.

2.1 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DOS RESÍDUOS HOSPITALARES.

A administração hospitalar vem buscando a melhor forma de tratamento para os resíduos sólidos de serviços de saúde (RSSS), antes denominado lixo hospitalar que ali são gerados ,pelo qual denominamos de gerenciamento. O gerenciamento dos resíduos sólidos de serviços de saúde (RSSS) tem uma grande importância para minimizar a sua produção e de proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos profissionais que ali trabalham, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente. O gerenciamento dos RSSS compreende duas etapas: gerenciamento interno (todo o processo se passa dentro da instituição que o gerou) e gerenciamento externo (se passa fora da instituição que o gerou). A segregação adequada dos resíduos, no momento e local de sua geração, permite reduzir o volume de resíduos que necessitam de manejo diferenciado, com isso diminuindo também os custos com o tratamento desses resíduos. A maioria dos estabelecimentos de saúde não possui processos para o tratamento de seus efluentes e nem dos seus resíduos sólidos. Por outro lado muitos dos nossos municípios brasileiros não dispõem de coleta seletiva para os resíduos sólidos de serviços de saúde, o que levam muitos desses estabelecimentos à prática do enterramento em vala séptica ou ainda mais grave a queima a céu aberto. Este último procedimento tem sérias implicações, pois esses resíduos possuem grandes quantidades de frascos de soro fisiológico, frascos de água de injeção, seringas e outros materiais confeccionados em PVC, que tem após a sua queima, liberação de substâncias nocivas ao meio ambiente.

O meio ambiente interage com o ser humano, devendo então ocorrer harmonia entre as duas partes. A crescente poluição do ar, das águas e dos solos é preocupante, e por isso deve ser tratada de modo especial. Como os resíduos sólidos de serviços de saúde são responsáveis por considerável parte desta poluição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com