TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESÍDUO HOSPITALAR: DIAGNOSTICO SOBRE A DESTINAÇÃO E CONSEQUÊNCIAS DOS RESIDUOS

Por:   •  1/7/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 6

RESÍDUO HOSPITALAR: DIAGNOSTICO SOBRE A DESTINAÇÃO E CONSEQUÊNCIAS DOS RESIDUDOS SOLIDOS PROVENIENTE DO HOSPITAL ESTADUAL DO OIAPOQUE/ HEO

Acadêmicos:

Anderson Almeida da Silva

Célia dos Santos Narciso

        

Oiapoque/AP, 2016

RESÍDUO HOSPITALAR: DIAGNOSTICO SOBRE A DESTINAÇÃO E CONSEQUÊNCIAS DOS RESIDUDOS SOLIDOS PROVENIENTE DO HOSPITAL ESTADUAL DO OIAPOQUE/ HEO

Projeto apresentado à professora Ms. Maria Albuquerque nas disciplinas Educação Ambiental e Métodos e Técnicas de Pesquisa para obtenção de nota parcial.

Oiapoque/AP, 2016

Sumário

Tema: Lixo hospitalar        

Projeto: resíduo hospitalar: diagnostico sobre a destinação e consequências dos resíduos sólidos proveniente do hospital estadual do Oiapoque/ HEO.        

Problema        

Introdução        

Objetivo geral        

Objetivos específicos        

Hipótese        

Justificativa        

Área de estudo        

Metodologia        

Resultados esperados        

Cronograma        

Referências        

                                                   

                                                   

Tema: Lixo hospitalar

Projeto: resíduo hospitalar: diagnostico sobre a destinação e consequências dos resíduos sólidos proveniente do hospital estadual do Oiapoque/ HEO.

Problema

         Os resíduos hospitalares são fatores responsáveis pela transmissão de doenças virais decorrentes de materiais contaminantes que não passam por um tratamento adequado, prejudicando assim, tanto os profissionais da saúde, quanto os coletores de lixo e o meio ambiente?

Introdução 

O planejamento urbano sempre será necessário para que haja ordem social, ordem essa, que será regida por leis atreladas a esse planejamento que visa antecipar problemas e inconvenientes futuros nas cidades, fornecendo o devido estabelecimento a sociedade em locais específicos que foram anteriormente estudados para que o bem comum de todos seja o resultado do planejamento prévio, esse pensamento é posterior às práticas que ainda temos em muitas cidades ditas “não planejadas” devido à falta de gestão e políticas públicas voltadas para as moradias, principalmente as populações mais pobres que geralmente são atraídas para os centros urbanos a procura de emprego e de melhores serviços, como o de saúde, a exemplo, esse caminho em direção à cidade causa o inchaço urbano onde essa população mais carente de recursos financeiros se estabelece nas periferias, nas bordas da cidade, onde a moradia e os serviços não tem tanta qualidade em relação aos grandes centros.

O crescimento desordenado da cidade e a maioria delas não acompanham esse crescimento de forma a suprir as novas demandas. Tendo em vista que a maioria das cidades no Brasil não são planejadas e também não existe adequação necessária sobre o crescente volume de resíduos provenientes do descarte das sobras de produtos e serviços, o lixo vem sendo depositado em localidades avulsas onde não existe um estudo prévio de impacto ambiental e da saúde da população mais próxima do lixão, no caso do município de Oiapoque não é diferente e com agravantes. Segundo Lemos (2015), não existe empresa de coleta especializada dos resíduos hospitalares provindos dos serviços de saúde do Hospital Estadual de Oiapoque, nem acondicionamento dos mesmos. O desfecho desse descaso é o depósito indevido em localidade inapropriada ficando muito próxima do centro urbano de Oiapoque.

Objetivo geral

 Diagnosticar os problemas e suas consequências à saúde humana e ao ambiente, mediante o descarte irregular dos resíduos sólidos hospitalar.

Objetivos específicos

  • Averiguar os procedimentos de acondicionamento dos resíduos produzidos pelos serviços de saúde no HEO.
  • Caracterizar os tipos de resíduos hospitalares produzidos no HEO.
  • Identificar quais tipos de impactos ambientais que os resíduos hospitalares causam ao meio ambiente.
  • Descrever quais doenças afetam os profissionais de saúde e os catadores de lixo.
  • Sugerir mudanças nos procedimentos de coleta e descarte.

Hipótese

A falta de tratamento dos resíduos hospitalares descartados diretamente ao meio ambiente, causam grandes consequências aos profissionais da saúde e aos coletores de lixo, além de poluir o solo.

Justificativa

Tendo em vista a gravidade sobre a destinação incorreta dos resíduos hospitalares do HEO, que indiscutivelmente causam prejuízos à saúde e ao ambiente e consequentemente a saúde da população, surge à necessidade de buscar soluções para resolver estes problemas provenientes do descarte inadequado dos resíduos hospitalares. Diante da escassez de informações na literatura frente ao monitoramento dos descartes de resíduos hospitalares no município do Oiapoque, fazem, necessário uma analise das consequências e destinação desses resíduos no ambiente, uma vez que resíduos sólidos ou líquidos quando jogados em locais impróprios podem causar danos irreversíveis ao ambiente e a população. Pesquisas dessa natureza corroboram para identificação e prevenção de possíveis danos aos lençóis freáticos e a saúde humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (331.7 Kb)   docx (144.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com