TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social Banco Do Brasil

Exames: Responsabilidade Social Banco Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/12/2014  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 4

Parnaíba-PI

2014

Projetos de sustentabilidade do Banco do Brasil

As empresas tem investido cada dia mais em ações de sustentabilidade e em responsabilidade social pois hoje em dia não basta as empresas almejarem lucros, devem estar preocupadas com o resultado de suas ações e investimentos de cunho social. Esse é o caso do Banco do Brasil (BB). O banco estatal possui uma política que desde 2003 prioriza a sustentabilidade e a torna um dos pilares da existência do banco.

Conforme informações divulgadas em sua página oficial, o BB trata a sustentabilidade como plano de fundo para todas as tomadas de decisões. Nesse caso, todas as ações e desenvolvimentos de novos produtos são traçados com o projeto de sustentabilidade como base. Isso permite que seja analisado o impacto de cada uma das ações, sejam elas de cunho social ou ambiental.

Em 2003, por meio de seu Conselho Diretor, aprovou a criação da Unidade Relações com Funcionários e Responsabilidade Socioambiental, o RSA, que em 2004 se transformou na Diretoria Relações com Funcionários e Responsabilidade Socioambiental – DIRES. É essa divisão da empresa que gerencia todo o projeto de sustentabilidade do Banco do Brasil.

As diretrizes do programa desenvolvido pelo banco estão na Carta de Princípios de Responsabilidade Socioambiental, que foi aprovada em 2003 pelo seu conselho diretor.

Dentre os tópicos abordados na carta estão:

Atuar em consonância com Valores Universais, tais como: Direitos Humanos, Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, Princípios sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Fortalecer a visão da Responsabilidade Socioambiental como investimento permanente e necessário para o futuro da humanidade.

Enxergar clientes e potenciais clientes, antes de tudo, como cidadãos, Contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência, outra ação tomada pelo banco dentro de seu programa de sustentabilidade foi a revisão de políticas gerais. O procedimento foi feito para que as empresas ligadas ao banco pudessem se nortear nos pensamentos da instituição financeira. Além disso, foram incluídas diretrizes relacionadas a normas da ISO 14001. Com base nisso, foi feita uma readequação de sua política de financiamento, aquisições ou liberação de crédito, que passaram a atender alguns critérios, como por exemplo:

Não adquirir participação em empresas que não observam princípios relativos aos direitos humanos, ao trabalho e à preservação ambiental.

Não associar suas marcas às atividades que evidenciem preconceito ou discriminação de qualquer espécie, às atividades que causem impacto negativo à saúde e ao meio ambiente, entre outras.

Em 2004 a empresa se comprometeu, de forma pública, a desenvolver ações para o desenvolvimento sustentável de seus negócios. O Plano de Ação de aprofundamento de sua responsabilidade social ambiental é chamado pelo banco de Agenda 21 Empresarial do BB.

Ações desenvolvidas pelo Banco

Com atividades iniciadas em 1988, a Fundação Banco do Brasil é a responsável, dentro do banco, de organizar projetos de cunho social e ambiental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com