TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade social e ambiental no Brasil

Artigo: Responsabilidade social e ambiental no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Artigo  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Responsabilidade Socioambiental é um compromisso permanente por parte dos empresários na adesão de uma postura e ações de mercado éticas, que contribuam para o desenvolvimento econômico de forma harmônica com a qualidade de vida de seus clientes internos e externos.

A Responsabilidade socioambiental pode ser adotada por empresas públicas e privadas no objetivo de conciliar inclusão social e conservação do meio ambiente. Produzir e distribuir seus produtos de maneira global é uma das missões da Responsabilidade socioambiental, o que aumenta a conscientização de todos os envolvidos na empresa e sua responsabilidade perante a sociedade no uso comum do meio ambiente. Busca conscientizar e propor maneiras de produzir sem geram danos e riscos ao meio ambiente e à estratégia de mercado da empresa.

É uma maneira da empresa responder a cobrança de seus consumidores por produtos feitos de forma sustentável. Exige que a empresa revise sua forma de produção e padrões de consumo. Dentre as principais ações lida com projetos de reciclagem, saneamento (incluindo o tratamento do esgoto industrial), reflorestamento, educação ambiental e coleta de lixo.

Nos últimos anos, a participação da iniciativa privada, nas questões socioambientais, está aumentando progressivamente. A responsabilidade socioambiental vem adquirindo um caráter estratégico dentro das empresas. tanto no entorno social, onde empresas desenvolvem seus negócios como nas suas práticas internas de gestão.

A mudança da postura organizacional está claramente relacionada ao grau de Capacidade de inclusão e de importância para a empresa, quanto às suas responsabilidades com seu público.

No Brasil, pode ser verificado por meio da pesquisa realizada pelo IPEA - Instituto de Pesquisas Aplicadas (2001), intitulada “A Iniciativa Privada e o Espírito Público”. Os resultados finais da pesquisa, realizada pelo IPEA, pela segunda vez, em todo o Brasil, apontam um crescimento significativo, entre 2000 e 2004, na proporção de empresas privadas brasileiras que realizaram ações sociais em benefício das comunidades. Neste período, a participação empresarial, na área social, aumentou 10 pontos percentuais, passando de 59% para 69%. Já são, cerca de, 600 mil empresas que atuam, voluntariamente, em ações sociais.

Dentre os motivos que podem ser atribuídos a esta mudança cultural do setor empresarial no mundo destacam se: globalização e o crescimento de movimentos ecológicos e de defesa do consumidor; no Brasil, o surgimento da postura socialmente responsável foi, também, influenciado pela transição para a democracia, no final dos anos 80.

No âmbito do processo de responsabilidade socioambiental, foram surgindo as práticas e as entidades de responsabilidade social, mudança que também envolveu uma redefinição do papel empresarial e social que o Estado desempenhara, desde os anos 30, na direção de uma atuação mais regulatória, por meio de privatizações de empresas estatais, demissão de funcionários públicos, entre outras medidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com