TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social Como Marketing Para A Empresa

Artigo: Responsabilidade Social Como Marketing Para A Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2014  •  5.049 Palavras (21 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 21

O SISTEMA DE GESTÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE MARKETING NA EMPRESA.

Ranieri Carlos Luz de Araújo

Gislaine Teles Rodrigues Potta

RESUMO

Este artigo apresenta a importância do sistema de gestão da responsabilidade social, NBR 16000:2004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que trata da responsabilidade social nas organizações. Nos últimos anos as empresas tem procurado gerar lucro e ao mesmo simultaneamente distribuir parte do lucro para trazer melhorias para o ser humano e o meio ambiente, por meio de mudança de comportamento e adoção de responsabilidade social. O marketing social não é apenas filantropia e sim ações mercadológicas voltadas para o bem-estar da comunidade na qual a empresa está inserida. A empresa ao adotar o sistema de gestão da responsabilidade social utiliza esta gestão como ferramenta de marketing social para as empresas, convencendo o consumidor no sentido de que ele ao adquirir um produto ou serviço está também comprando responsabilidade social. O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre o sistema de gestão da responsabilidade social. O artigo enfatiza a importância de se tomar providências e incentivar o marketing social como diferencial no mercado para realizar uma mudança de comportamento social e maior conscientização para minimização dos problemas sociais.

Palavras-chave: Responsabilidade Social, Marketing Social, Valores éticos, Ética.

INTRODUÇÃO

O tema responsabilidade social tem sido muito discutido no meio empresarial nos últimos 30 anos, tendo em vista que as empresas tem procurado conciliar o lucro, com desenvolvimento social, buscando a melhoria do homem e seu meio-ambiente, pois a empresa faz parte deste ambiente e necessita sobreviver. Entretanto percebe-se que as empresas de modo geral causam impactos positivos e negativos na comunidade na qual ela está inserida, Tem-se, por exemplo, na tabela 1 uma síntese desses impactos como afirma Maximiano (2004 p. 204):

Tabela 1 – Benefícios e prejuízos causados pela empresa

Benefícios Prejuízos

- Emprego e pagamento de salário.

-Geração de riqueza e distribuição de lucro.

-Fornecimento de produtos e serviços.

-Criação de padrões de qualidade.

-Produção de conhecimentos e tecnologia. -Despejos de resíduos.

-Esgotamento de recursos naturais.

-Exploração de pessoas.

Fonte: MAXIMIANO, p. 204.

Percebe-se que a empresa necessita maximizar seus benefícios e procurar minimizar seus prejuízos junto à comunidade e aos seus stakeholders, com o objetivo de tornar-se socialmente responsável, para que ela alcance sua perpetuidade e assim alcance gerações futuras.

Segundo Fourneau e Serpa (2007): “A responsabilidade social desdobra-se em quatro dimensões: legais, econômicas, filantrópicas e éticas”. A dimensão legal diz respeito ao cumprimento das leis; a dimensão econômica reporta-se a busca do lucro; a dimensão filantrópica compreende melhoria da qualidade de vida e a dimensão engloba um comportamento íntegro e justo pela sociedade.

Para Daft (1999, p. 88) a responsabilidade social é a “obrigação da administração de tomar decisões e ações que irão contribuir para o bem estar e os interesses da sociedade e da organização.”.

A responsabilidade social vem a cada dia, tornando-se um diferencial das empresas competitivas, pois os consumidores tem se tornado cada vez mais exigente:

A responsabilidade social corporativa (RSC) ou empresarial (RSE) evolui a cada dia acompanhando a mudança do pensamento social sobre a manutenção da vida. Consumidores mais exigentes, empresas comprometidas com valores éticos universais, como o respeito aos direitos humanos, compõem uma combinação que vem transformado sociedades e colocado em questão padrões de produção e consumo que inviabilizam a vida no planeta. Capra 2002 apud Soratto (2006 p. 12).

O Sistema de gestão da responsabilidade social surge diante desse quadro e tem sido evoluído e aperfeiçoado. Em 2004 A associação Brasileira de Normas Técnicas editou a NBR 16001, sendo o primeiro documento a regular e estabelecer padrão para o Sistema da Gestão da Responsabilidade Social.

A ABNT NBR 16001:2004 implica em um conjunto de requisitos associados à ética, cidadania, direitos humanos e desenvolvimento sustentável e foi elaborada de modo a ser aplicável a todas as organizações.

O objetivo desse artigo é demonstrar por meio da pesquisa bibliográfica a importância do sistema de gestão de responsabilidade social que não é uma obrigação enfadonha e sim uma excelente ferramenta de marketing social para as empresas. Este trabalho também discute que apesar da prática necessária da responsabilidade social, esta pode tornar-se uma excelente ferramenta de marketing de modo que venha expandir os negócios da empresa. Inicia com uma revisão teórica da responsabilidade social e a certificação da gestão e demonstra a aplicação do marketing social na corporação.

2.1 RESPONSABILIDADE SOCIAL

No contexto da responsabilidade social, a ética trata essencialmente das relações entre pessoas. Se cada um deve tratar os outros como gostaria de ser tratado, o mesmo vale para as organizações. Verifica-se a doutrina da responsabilidade social e a doutrina do interesse do acionista.

Farias Neto (2004), alerta que a consciência ética exige o aperfeiçoamento interior e individual com base para a transformação e a harmonia social. Neste sentido, é preciso que cada indivíduo resgate em si o amor e a paz, pois estes sentimentos fundamentam a edificação de um mundo melhor.

Percebe-se, entretanto que a sociedade só é sociedade quando cumpre a sua função de servir às pessoas e se for socialmente responsável. Assim o princípio da responsabilidade social tem como antecedente a ideia de que as organizações são:

[...] instituições sociais que existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da sociedade. O maior representante desta corrente á Andrew Carnegie, que em seu livro “O evangelho da riqueza”, ele estabeleceu os dois princípios da responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com