TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social, Marketing Social e Contabilidade Social

Tese: Responsabilidade Social, Marketing Social e Contabilidade Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  Tese  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto de Atividades Complementares – 1º semestre 2013

Tema: Responsabilidade Social, Marketing Social e Contabilidade Social, uma preocupação do profissional moderno.

Este projeto visa atender aos Objetivos Específicos e Valores e Crenças, assumidos pela instituição, tais como seguem:

Objetivos Específicos

 Conduta ética associada à responsabilidade social e profissional.

 Desenvolvimento da capacidade de equacionar problemas e buscar soluções diante das demandas individuais e sociais.

 Permanente busca de prevenção e solução dos conflitos individuais e coletivos, com vistas ao bem-estar social.

Valores e Crenças:

 Ao aprendizado formal devem ser acrescentados o estudo e a prática da ética, contribuindo, assim, para a formação de um cidadão consciente dos seus deveres e direitos, dotado de uma vida social compartilhada e solidária.

 É dever da instituição e de seus educandos o respeito, a promoção e a defesa dos direitos humanos, da qualidade de vida e do meio ambiente.

O ponto central desse projeto é desenvolver no aluno a consciência de que ele também é responsável pela sociedade onde vive. E como parte integrante dessa sociedade pode - e deve - utilizar-se de seus conhecimentos para que ela seja um lugar melhor para se viver.

Ementa 1

O projeto

Este projeto tem cunho de responsabilidade social e tem como objetivo dar a oportunidade, para os alunos, exercerem na prática as teorias aprendidas em sala de aula. Ou seja, será um trabalho de campo, que exigirá dedicação e trabalho em equipe.

 Cada grupo deverá eleger uma Instituição/ ONG que será objeto de estudo do seu projeto;

ASSOCIAÇÃO ADOTE SOROCABA

Estrutura do projeto

1. Apresentação e histórico da instituição/ONG escolhida: Aqui se deve explicar em qual trabalho a instituição está engajada, quando foi fundada, quais suas fontes de renda, público alvo, quantas pessoas atende, qual seu campo de atuação (geograficamente falando). Em resumo, nesse tópico o leitor deverá conhecer e compreender qual é o objeto de estudo do projeto.

A ASSOCIAÇÃO ADOTE SOROCABA é uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, voltada à proteção animal no âmbito da cidade de Sorocaba/SP. Nasceu de um grupo de apaixonados pela Causa Animal, em sua maioria profissionais de áreas distintas da Causa, dispostos a doar seu tempo, dinheiro e amor, tendo por finalidade tentar suprir a demanda originada da falha e omissão do Poder Público e da própria sociedade.

O foco de atuação são cães e gatos abandonados em sofrimento extremo ou vítimas de maus tratos. Os animais resgatados pelos voluntários recebem atendimento veterinário, são tratados, “vermifugados”, vacinados e castrados, quando então são disponibilizados para adoção. Dependendo da demanda ou da idade do animal, a castração pode ser agendada posteriormente à adoção.

O ADOTE recebe, ainda, inúmeras denúncias de desrespeito aos direitos dos animais. Nossa metodologia, nesses casos, consiste em orientação e ajuda ao causador de eventual violação, geralmente ocasionada por problemas culturais ou sociais.

Em casos extremos, é sugerida a doação assistida do animal. Não havendo sucesso de forma amistosa, as autoridades competentes são formalmente acionadas para que o caso possa ser solucionado.

Um dos principais desafios (e meta maior) é a busca por um abrigo temporário para os animais, que hoje vivem em clínicas, hotéis e lares temporários. Em que pese esse fator represente um limitador, é compensado pelo fluxo de adoções proporcionado pelas redes sociais (Facebook) e pelas feirinhas de adoção realizadas periodicamente pela entidade.

As doações dos animais resgatados pelo ADOTE se dão mediante criteriosa entrevista, visando avaliar se o perfil do adotante é adequado ao animal escolhido. Estando tudo certo, o futuro tutor firma um Termo próprio, sendo orientado acerca das responsabilidades que está contraindo ao levar o bichinho para casa.

Mas as feirinhas de adoção são muito mais que isso. A intenção é que sejam verdadeiros encontros dos defensores da Causa Animal, onde as famílias encontram seus novos melhores amigos, mais pessoas passam a conhecer o ADOTE e novos voluntários se juntam ao time.

A prática diária da proteção animal é verdadeiramente apaixonante, pois devolver a alegria e a tranquilidade a cada cão ou a cada gato assistido é infinitamente gratificante. Entretanto, é necessário que olhemos à frente: o sofrimento precisa terminar, e não há caminho senão a educação ambiental e programas eficazes de castração. Pensando nisso, o ADOTE SOROCABA atua fortemente junto ao Poder Público, buscando auxiliar e fiscalizar a criação ou execução de políticas públicas que beneficiem os animais.

2. Resumo da situação do mercado onde a instituição presta seu serviço: Esse inclui o dimensionamento do mercado potencial, a sua tendência, suas principais características, instituições com trabalhos semelhantes, instituições parceiras e outras peculiaridades. É necessário fazer uma análise do ambiente no qual a instituição/ONG está inserida – macro e microambientes.

***ESSA PARTE TEMOS QUE PESQUISAR SOZINHOS!***

(Pesquisar os nomes de outras ONG’s que tem o mesmo tipo de trabalho e mencionar no texto abaixo)

A ONG trabalha voltada a preservação da vida animal, dentro se Sorocaba e região, principalmente com a proteção de cães e gatos abandonados ou vitimas de maus tratos, por parte de seus donos, ou da sociedade no geral.

Existem varias ONG’s na cidade que trabalham com o mesmo intuito, e encontram os mesmos tipos de dificuldades.

3. Definição dos problemas e oportunidades: Descrever os problemas a serem enfrentados e as oportunidades a serem aproveitadas. Deve-se, fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com