TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social Empresarial

Pesquisas Acadêmicas: Responsabilidade Social Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.405 Palavras (6 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 6

Os autores Ferrell, Fraedrich & Ferrell escreveram que enquanto a ética compreende princípios padrões e regras de conduta que orientam as tomadas de decisão da organização, a responsabilidade social consiste nos efeitos dessas decisões sobre a sociedade.

As empresas como ponto de impacto na sociedade, têm se deparado com a equação Lucros versus função social, algo não imaginado até a metade do século XX. Esta equação empresarial da atualidade está relacionada ao como potencializar o desenvolvimento dos negócios considerando a intervenção da organização ao meio.

A organização deve iniciar a implantação da RSE a partir de programas internos e posteriormente externos, tendo sempre a intenção final de maximizar os seus impactos positivos e reduzir os seus impactos negativos.

O Mundo está Mudando

O movimento da RSE decorre de três fatores que marcam a época atual:

• a revolução tecnológica (satélites, telecomunicações), que eliminou distâncias e multiplicou a troca de informações via televisão, jornais, rádio, telefone e internet;

• a revolução educacional, que é conseqüência do número cada vez maior de pessoas que freqüentam escolas e querem mais informações;

• a revolução cívica, que é representada por milhões de pessoas organizadas de todo o mundo reunidas em associações e organizações não-governamentais (ONGs), defendendo seus direitos e seus interesses, como a promoção social e a proteção ambiental.

E estes fatores ocorrem num momento em que chegamos ao limite do uso dos recursos

Ser mais responsável socialmente é fator de competitividade.

As pesquisas sobre os benefícios diretos para as empresas da assunção de responsabilidade social empresarial não são conclusivas quanto ao fato de que seja do interesse imediato destes atores praticar essas ações. Disputa-se desde as formas de se avaliar o retorno de “investimentos sociais”, até o fato de que “fazer mais do que o exigido por lei” (em termos sociais dentro e fora das empresas) seja efetivamente uma ação socialmente responsável. Este último é o argumento dos produtivistas: se não traz retorno econômico para a empresa, ela estaria sendo socialmente irresponsável pois não estaria cumprindo satisfatoriamente sua função social - ser o mais produtiva possível - e, portanto, gerando os benefícios sociais que dela se espera. Do ponto de vista do retorno do “investimento”, portanto, os resultados dos estudos empíricos não são ainda suficientemente robustos para prover argumentos que se contraponham a visão produtivista de que uma empresa socialmente responsável é aquela que usa todos os meios (obviamente lícitos, legais, morais, etc) para ser a mais produtiva possível.

Responsabilidade social empresarial, portanto, não é uma questão moral, mais sim de interesse econômico das empresas. Se lhes interessar, devem assumir mais funções sociais.

Ações como apoio a projetos sociais (educativos, assistenciais, esportivos, etc), algumas políticas de gestão de pessoal (ação afirmativa para negros, mulheres, homosexuais, etc) ou normas de relacionamento com seus clientes/consumidores (segurança e qualidade dos produtos, indenizações por erros, etc) que excedam as obrigações legais e expressem responsabilidade social assumida voluntariamente pela empresa, são bons não apenas para a empresa, mas também para a sociedade como um todo.

ISO - Organização Internacional para Padronização

A Organização Internacional para Padronização ou Organização Internacional de Normalização, popularmente conhecida como ISO é uma entidade que congrega os grêmios de padronização/normalização de 170 países.

 ISSO – 26000

Segundo a ISO 26000, a responsabilidade social se expressa pelo desejo e pelo propósito das organizações em incorporarem considerações socioambientais em seus processos decisórios e a responsabilizar-se pelos impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente. Isso implica um comportamento ético e transparente que contribua para o desenvolvimento sustentável, que esteja em conformidade com as leis aplicáveis e seja consistente com as normas internacionais de comportamento. Também implica que a responsabilidade social esteja integrada em toda a organização, seja praticada em suas relações e leve em conta os interesses das partes interessadas.

A norma fornece orientações para todos os tipos de organização, independente de seu porte ou localização.

A ISO 26000:2010 é uma norma de diretrizes e de uso voluntário; não visa nem é apropriada a fins de certificação. Qualquer oferta de certificação ou alegação de ser certificado pela ABNT NBR ISO 26000 constitui em declaração falsa e incompatível com o propósito da norma.

As Sete Diretrizes da Responsabilidade Social Empresarial

1ª Adote valores e trabalhe com transparência

Condutas e decisões cotidianas são resultados de valores e princípios que uma empresa tem. Ser socialmente responsável é atender às expectativas sociais, com transparência, mantendo a coerência entre o discurso e a prática.

A missão da empresa socialmente responsável vai além do propósito de "lucrar" ou "ser a melhor". A Declaração de Valores Éticos de seu empreendimento é de muita importância. Ela determina a forma pela qual você administrará os negócios

2ª Valorize empregados e colaboradores

Empresas que valorizam seus funcionários valorizam, na verdade, a si mesmas, além de respeitar os direitos trabalhistas. Um contato mais direto com os funcionários, pessoas que fazem a sua empresa. Ouvi-las, atendê-las na medida do possível e incentivar a iniciativa e participação de cada uma delas vão acelerar o processo de qualificação de sua empresa com socialmente responsável.

3ª Faça sempre mais pelo meio ambiente

As empresas, de um modo ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com