TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta Homen E Sociedade Unip

Ensaios: Resposta Homen E Sociedade Unip. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 9

Pergunta 1

1. A partir das relações entre natureza, cultura e comportamento humano, assinalar a alternativa que apresente uma afirmação sobre a humanidade com base em preconceitos.

a. A “Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão”, de 1789, é muito importante para a ideia de humanidade.

b. Há concordância absoluta entre as diversas interpretações sobre o ser humano, tanto nas ciências biológicas quanto nas ciências humanas e do comportamento.

c. O conceito de raça, embasado biologicamente, envolve hierarquia e serve aos desejos de poder e dominação.

d. A antropologia culturalista não tem condições de entrar em diálogo com a biologia pois não há relação entre as ciências humanas e biológicas.

e. Não é possível acreditar-se em mútua dependência entre mudanças culturais e evolução genética.

0,5 pontos

Pergunta 2

1. Leia e analise o trecho a seguir e, considerando seu conteúdo, assinale a alternativa correta.

[...] A cultura é um fenômeno produzido pelo ser humano, mas que depende da condução da coletividade, ou seja, ela é construída socialmente, não herdada biologicamente. Isso faz com que em cada lugar e em cada época histórica exista uma imensadiversidade de regras, símbolos e formas de conduzir a vida coletiva. É o que chamamos de diversidade cultural.

a. Essa diversidade é desejada pelos agentes da globalização, pois é muito mais fácil veicular produtos, vendê-los, quando cada grupo tem um gosto, pensa de forma própria etc.

b. A biologia, como um todo, não é responsável pela herança cultural, mas apenas a genética, área que permite entender a dinâmica cultural.

c. A citada diversidade cultural é produzida pelo processo de globalização.

d. A biologia é mais importante que a história quando se trata de fenômenos culturais.

e. Não há vida fora de uma coletividade, o ser humano não produz individualmente suas condições de existência, pois é um ser essencialmente social.

0,5 pontos

Pergunta 3

1. A partir do trecho a seguir, que trata de simbolização e de símbolos fora do contexto original, assinale a alternativa correta.

Como os símbolos cotidianos dependem de consenso em torno de sua interpretação, é muito comum que, quando usados em um contexto diferente do original, sejam interpretados de forma completamente diferente à convencionada pela cultura que lhes deuorigem.

Isso porque, ao saírem da cultura que os originou, podem parar em lugares onde não exista a convenção sobre como eles devem ser interpretados. Em um caso desses, as pessoas tendem a dar um sentido mais apropriado ao seu próprio contexto. O que osindivíduos fazem nessa situação é idêntico ao trabalho feito por um tradutor, ou seja, as pessoas tentam adequar os símbolos de outras culturas a sua própria linguagem e vida social.

Assim, quando se adotam símbolos de outras culturas, de outras convenções sociais, a tendência é que as pessoas adaptem os significados possíveis desse símbolo a sua própria realidade.

a. A tatuagem tribal (a maori, por exemplo) conserva seu significado em contextos diferentes.

b. Não pode ocorrer o desenraizamento dos significados, pois eles são absolutos, invariáveis em seus significados.

c. Não se deve ficar interpretando símbolos, principalmente se não forem da própria cultura.

d. O que a autora do texto quer dizer com convenção é que é uma maneira de os símbolos não sofrerem perdas ou mudanças quando transferidos de lugar.

e. O “consenso em torno de sua interpretação” trata, essencialmente, do processo de comunicação.

0,5 pontos

Pergunta 4

1. Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta no que diz respeito à manutenção das sociedades.

As normas e os valores precisam ser mantidos, e para isso há uma espécie de 'vigilância'. Existem vários níveis de 'vigilância' que a sociedade cria para zelar pelo cumprimento dos valores e das normas. Um é o institucional. Existem instituições para punir quem não se comporta 'adequadamente', como escolas, prefeituras, a polícia, as leis e a jurisdição, além do Estado. (...).

Também existe outro nível de 'vigilância', que é o do convívio social. Em todos nossos contatos podemos observar como as pessoas julgam, o tempo todo, a conduta umas das outras. Frases como: 'mas também, mereceu!', 'fulano é muito fofoqueiro', 'eu não faria isso', 'você pode me explicar por que fez isso?' entre tantas outras, são uma forma que os indivíduos encontraram para demonstrar que é preciso que todos participem de alguma forma do conjunto de valores, e que as normas devem valer para todos. Os que não seguem as normas e os valores são repreendidos e recebem um tipo de punição moral, psicológica.

a. É perceptível o controle dos indivíduos pelo grupo, porém, no cotidiano não costuma haver dispositivos de condução e repressão do comportamento.

b. As instituições escolas, prefeituras, polícia, leis e jurisdição, além do Estado, existem somente para vigiar e punir.

c. O papel dos valores e costumes na referida manutenção é sempre mínimo, pois quando se trata de impor condutas, o que conta mesmo são as leis e o sistema penal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com