TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre a disciplina "Sociologia"

Exam: Respostas a perguntas sobre a disciplina "Sociologia". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/7/2014  •  Exam  •  2.916 Palavras (12 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 12

Atividade 2

Pergunta 1

0.2 em 0.2 pontos

Leia com atenção o texto abaixo e responda a questão proposta:

“A última parte do livro dedica à divisão do trabalho inclui uma análise dessas características patológicas. Durkheim fala já da ‘anomia’, ausência ou desintegração das normas sociais, conceito que vai ter um papel predominante no estudo do suicídio. Passa em revista então certos fenômenos: as crises econômicas, a inadaptação dos trabalhadores a suas ocupações, a violência das reivindicações dos indivíduos com relação a coletividade”. (ARON, R.. As Etapas do Pensamento Sociológico São Paulo: Martins Fontes/Brasília: Editora da Universidade de Brasília., 1982).

De acordo com o texto acima e com a unidade estudada, o pensador acima se refere a sociedade como um ser vivo, que passa por momentos patológicos e por outros de saúde. Para ele, o problema da sociedade capitalista era de ordem?

Resposta

Resposta Selecionada: c.

Moral.

Resposta Correta: c.

Moral.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: Moral.

Para Durkheim, o caos social que imperava na Europa do século XIX explicava-se em função deste conceito de anomia, pois a sociedade encontrava-se doente. Segundo ele, as paixões humanas só poderiam contidas frente a um poder moral que as inibisse, caso contrário sempre apareceriam manifestações violentas como greves e revoltas. Acreditava que a religião e a família na modernidade não possuíam mais condições de cumprir este papel, pois o comportamento social era ditado por “funções econômicas” que, outrora, ocupavam um papel secundário e agora estavam em primeiro plano. Apenas as funções científicas poderiam lhe disputar a primazia.

Assim sendo, para Durkheim o problema da sociedade capitalista era de ordem moral, pois faltava algo neste âmbito para frear os impulsos dos indivíduos que, muitas vezes manifestavam-se de maneira violenta.

• Pergunta 2

0 em 0.2 pontos

Considerando as etapas do pensamento moderno: conservador, liberal e o radical. Destacamos o último, onde os princípios da modernidade — isto é, liberdade, igualdade e fraternidade — só serão alcançados plenamente por meio de uma transformação na raiz dos seus problemas e contradições. Nessa perspectiva, cultura é entendida como práxis, ou processo dinâmico de elaboração de formas coletivas de viver e produzir existência material. Quem são os pensadores que representam esta corrente de pensamento?

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Marx e Rousseau.

Resposta Correta: c.

Marx e Engels.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: Marx e Engels.

Para Marx, a História da humanidade é a História da exploração de uma classe por outra. O conflito entre elas, a luta de classes, é a força dinâmica do processo histórico. Segundo Marx, a única forma de libertação da classe trabalhadora seria por meio da Revolução Comunista, citada no Manifesto do Partido Comunista por Marx e Engels.

• Pergunta 3

0.2 em 0.2 pontos

Leia com atenção o texto abaixo e responda a questão proposta:

“A sociedade futura, dizia a circular, será a universalização da organização que a Internacional apresentar. Devemos, pois ter o cuidado de aproximar o mais possível esta organização de nosso ideal. Como poderá uma sociedade igualitária e livre surgir de uma organização autoritária? É impossível. A Internacional, embrião da futura sociedade humana, deve ser, desde agora, a imagem fiel de nossos princípios de liberdade e de federação e repelir de seu seio qualquer princípio que tenda para o autoritarismo e a ditadura”.(GUILLAUME, J. Bakunin. In GUÉRIN, D. Bakunin. Porto Alegre. L&PM, 1980).

Qual o nome do pensamento fundado por pensadores como Bakunin e Pierre–Joseph Proudhon que acreditavam que as idéias de Marx criariam novos dogmas que ocupariam o lugar de opressão do capitalismo, por isso pregavam a total destruição do Estado e a organização das sociedades baseada na auto-gestão.

Resposta

Resposta Selecionada: c.

Anarquismo.

Resposta Correta: c.

Anarquismo.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: Anarquismo.

A Anarquia é uma crítica ferrenha à sociedade burguesa e a aliança entre o poder do Estado e as oligarquias dirigentes com o poder da Igreja. Para Bakunin, estes só defendiam seus interesses e deixavam ao léu a maioria da população. Para os anarquistas, o poder corrompe, e qualquer um que tiver poder será corrompido por ele. Daí a necessidade da destruição do Estado para que ninguém possa usufruir deste poder.

• Pergunta 4

0.2 em 0.2 pontos

Leia com atenção o texto abaixo e responda a questão proposta:

"Para ele, democracia e educação se supõem e se chamam. Ele não concebia que a democracia poderia ser outra coisa além do reino soberano sobre os espíritos da ciência e da razão; e reciprocamente ele só concebia que uma educação racional largamente expandida poderia produzir os frutos do amor à igualdade, à justiça e à liberdade, quais sejam, as virtudes democráticas por excelência" (VIAL, F. Condorcet et l'éducation démocratique. Genève: Slatkine, 1970. p. 120).

Qual o nome do autor que o texto acima se refere e que no século XVIII foi o primeiro a elaborar uma teoria racional de mudança social, ao qual chamou de matemática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com