TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de avaliação a distância (AD). Disciplina: Sociologia

Seminário: Atividade de avaliação a distância (AD). Disciplina: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Seminário  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Sociologia

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Segundo Marx, a estrutura social decorre das condições de reprodução da vida material. Desta forma, estudando diversas civilizações e aplicando o método do materialismo histórico, o pensador alemão apontou a existência de modos de produção diversos como o comunismo primitivo, o Escravista, o Feudal, o Capitalista e o Socialista do qual surgiria em sua conseqüência, o Comunista.

A partir do exposto, pesquise na internet ou referenciais afins sobre sociedades capitalistas e socialistas que existem na atualidade. Escolha dois países que representem cada qual um dos modos de produção investigados e apresente um quadro comparativo entre eles e o Brasil, destacando os seguintes indicadores: PIB, Renda per capita, IDH, sistema de governo. (3,0 pontos)

País PIB (milhões de dólares) Renda per capita IDH Sistema de Governo Sociedade

EUA $14.020.557 $46.700 0,902 - 4° República Presidencialista Capitalista

Cuba $51.110 $4.500 0,863 - 51° República Socialista Socialista

Brasil $2.100.000 $11.300 0,699 - 73° República Presidencialista Capitalista

Fonte: http://pt.wikipedia.org

Apresente as fontes utilizadas em sua pesquisa, realizando a referência de acordo com as normas dos Trabalhos Acadêmicos da UNISUL disponível em: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm

2. Em continuidade à questão 1, e com base no referencial teórico de Karl Marx, desenvolva um texto crítico de 20 a 30 linhas no qual sejam destacadas as diferenças e semelhanças percebidas a partir do quadro comparativo da primeira questão. (3,0 pontos)

O Socialismo é um sistema político onde todos os meios de produção pertencem à coletividade. Não existe o direito à propriedade privada neste sistema econômico. O governo centraliza todo o planejamento dos investimentos e da regulação do mercado, permitindo a livre-iniciativa privada em áreas que considera relevante. Muito semelhante ao modelo desenvolvimentista no capitalismo politicamente orientado. Mesmo com um PIB extraordinário a satisfação do povo continua baixa pela renda per capita baixa e sem possibilidade de auto-realização. As desigualdades sociais deveriam ser pequenas. Além do mais, o estado não se presta a ser um instrumento de democratização ou de libertação das classes exploradas porque ele é o próprio instrumento de que se valem as classes dominantes para dominar e explorar o povo ( essa classe não precisa ser necessariamente burguesa, pode ser política ou religiosa).

Capitalismo é comumente definido como um sistema de organização de sociedade baseado na propriedade privada dos meios de produção e propriedade intelectual, e na liberdade do livre-mercado. As pessoas quando sujeitas a estas condições, com o intuito de satisfazer seus desejos ou necessidades, tendem espontaneamente a dirigir seus esforços no sentido de acumular capital, o qual é então usado como moeda de troca a fim de adquirir os serviços e produtos desejados elevando a auto-realização, seu desenvolvimento humano e por conseqüência a elevação da renda per capita da sociedade.

Seu texto deverá levar em consideração:

• Os princípios de cada um dos modos de produção solicitados no enunciado da questão, como a questão da propriedade e da livre iniciativa;

• A forma de governo;

• PIB e IDH.

3. Com base nos conteúdos do referencial teórico de Emile Durkheim, em um texto de 10 a 15 linhas, faça uma análise crítica da letra da música de Raul Seixas, levando em consideração os conceitos de: fato social, status social, papel social e formas de controle.

Você poderá utilizar citações diretas e ou indiretas para fundamentar sua análise, desde que estejam devidamente referenciadas. (4,0 pontos)

Quando Você Crescer (Raul Seixas)

O que que você quer ser quando você crescer?

Alguma coisa importante

Um cara muito brilhante

Quando você crescer

Não adianta, perguntas não valem nada

É sempre a mesma jogada

Um emprego e uma namorada

Quando você crescer

E cada vez é mais difícil de vencer

Pra quem nasceu pra perder

Pra quem não é importante...

É bem melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com