TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre o tema "Homem e Sociedade"

Ensaio: Respostas às perguntas sobre o tema "Homem e Sociedade". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Ensaio  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

1ª QUESTÃO

Com base nos aspectos legais e culturais discutidos e analisados em seu módulo disserte sobre esta temática atual e perigosa que permeia a nossa sociedade.

Resposta:

Mesmo com a assinatura de liberdade da princesa Isabel, de acordo com o governo brasileiro, estima-se que 25 mil brasileiros estão ainda hoje sem situação precária e de escravidão no país.

país sem preconceito, sem escravidão, as desigualdades estão visíveis.

2 ª QUESTÃO

Estabeleça a ação do indivíduo na sociedade segundo Max Weber (1864-1920) com base na aula 1: Individuo e Sociedade.

O método defendido por Weber consiste em entender o sentido das ações dos indivíduos em sociedade. A sociedade para Weber é um conjunto de indivíduos que praticam ações partindo dos outros, ou seja, á Ação Social. Tal ação é destinada a cada individuo, sendo que suas atitudes são transformadas pela sociedade que cada um vive.

Só existe, uma ação social quando o individuo estabelece uma comunicação com os outros, ainda que tal indivíduo deseje ou não passar por aquela transformação.

A justiça deve ser desejada pelos homens, que a instauram em determinado momento histórico na busca da igualdade de direitos, apesar das desigualdades de fato. (Comte-Sponville, 1995, p. 93).

Assim, pode-se supor, haverá a justiça que pretende a igualdade entre os homens, quando ela estiver presente como valor na sociedade ou no homem justo, não se limitando nem se satisfazendo com a justiça legal. Esta, se não corresponder ao desejo de eqüidade entre os homens deve ser combatida, bem como qualquer injustiça. A justiça se concretiza fruto da intensidade desse valor numa sociedade. É preciso desejá-la e lutar por ela.

Para Ihering a luta é indispensável, faz parte do direito, de outra forma ele não poderá concretizar-se ou avançar. Cada conquista, mesmo individual, reverte em benefício de todos, no presente e no futuro, e corresponde ao enfrentamento de forças conservadoras e interesses de minorias que lhe fazem resistência. É preciso, diz o autor, “derrubar os diques que impedem a corrente de se precipitar numa diversa direção” (Ihering, 1992, p. 5). A existência do direito, ou da lei, por si só não faz com que seja cumprido. Para isso há o embate entre “o direito do passado (. . .) e o direito, que, dia a dia, se vai formando, dia a dia, vai rejuvenescendo, do direito primordial que a humanidade tem de regenerar-se constantemente” (Ihering, 1992, p. 7). Para se realizar ataca direitos e interesses de outros que, por sua vez, esforçam-se para preservá-los.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com