TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às questões sobre sociologia

Ensaio: Respostas às questões sobre sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  Ensaio  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  736 Visualizações

Página 1 de 2

1- Por que o autor afirma a Sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno?

R: Segundo o autor a Sociologia nos conduz a uma reflexão (prática) sobre a sociedade e os fatos que a acompanha. Portanto, é algo mais que uma simples e pura reflexão (o que a difere da Filosofia) da sociedade moderna mas a intenção prática e o desejo de interferência no futuro de uma civilização nela contida.

Em suma desses argumentos, podemos dizer que a cada nova ocorrência, cabe ao pensador, sociólogo e ao cidadão questionador, observar e aplicar situações práticas para a evolução de uma sociedade.

2-2- Explique porque o autor estabelece relações da Sociologia com as revoluções capitalistas.

R: Pois o momento citado no texto foi exacerbado de grandes transformações políticas, econômicas e sociais que resultaram no surgimento da classe proletária. E acontecimento fez com que homens que participavam e se envolviam profundamente nesses fatos passassem a refletir e desejar introduzir determinadas modificações na sociedade, pois concordavam que nesse momento surgia na sociedade novos fenômenos relevantes para serem indagados e analisados.

Foi o momento em que o homem começou a promover pensamentos e ações para solucionar as adversidades presentes na sociedade.

3- Comente sobre os conflitos e contradições trazidos pela urbanização.

R: O surgimento da urbanização se dá a partir da Revolução Industrial, que fez com que pessoas do campo se dirigissem aos grandes centros industriais com a falsa percepção de melhoria de vida (êxodo rural).

Com o surgimento da industrialização e da urbanização, houve uma reorganização da população do campo, pois muitos trabalhos eram feitos manualmente passaram a ser mecanizados (como por exemplo, a atividade artesanal sendo transformada em manufatureira).

Além de dar condições de trabalho sub-humanas, com altas jornadas de trabalho, falta de segurança, baixos salários e etc.

Vale ressaltar também o aumento da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, violência e cólera (que dizimou parte da população). Muitas cidades passaram por um rápido crescimento demográfico sem possuir estrutura de moradias, de serviços, de saúde para acolher a população que chegava do campo.

Resumindo, a industrialização e a rápida urbanização modificou surpreendentemente a vida de milhões de cidadãos, traumatizando e acarretando consequências que são presentes até hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com