TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANIEDADE

Trabalho Universitário: Resumo SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  3.745 Palavras (15 Páginas)  •  1.369 Visualizações

Página 1 de 15

Serviço Social

1º a formação profissional na contemporaneidade

Contato com a realidade diversas pessoas cortadas do seu ambiente de trabalho.

Cabe o assistente social o agentes profissionais que implementam políticas sociais.

Cabe o assistente social ver além daquilo que os olhar, ter formação de conhecimento não basta só olhar mais olhar em torno da situação que está ocorrendo no lugar.

Processo urbanização não tem espaço pra todo mundo naquele momento, tinha muito conflito ele defendido por capitalismo.

Ponto incorreto da assistente social.

1º Falar o nome do denunciante.

2º Falar em frente das Crianças que ela esta sento recolhida.

3º Falar com frieza altera chega ao nível da pessoa que está sendo abordada.

4º Não se apresentou como assistente social educada mente.

Falta de ética e respeito ao ser humano.

Falar de uma retirada de uma criança não é uma noticia boa, o que acontece com certeza a pessoa vai reagi, você tem que está preparando pra lida com essa situação e não baixo ao nível dessa pessoa você tem que mostrar profissionalismo e contorna aquela situação e resolver o problema.

O assistente social ele e habilitado pra trabalhar em vários setores.

1º Setor e o Estado

Saúde

Previdências Sociais

Educação

Habitação

Idosos, Crianças e o Adolescente

Gestões Sociais, Políticos Sociais

Órgão Publico, atua no Clás e Cléio

2º Setor de Situação

Recursos Humanos

Gerenciamento Participação do Planejamento Estratégico

Qualidade de Vida do Trabalhador

3º Setor Área não Governamental

Ele ocorre atrás do direito quando o governo do estado não cumpri com as leis ai, entra ele entra para atender a responsabilidade social uma parte dessa organização recebe recurso de governo mais tem regras 1º respeita as regra estabelecidas na legislação privada.

Finalidades do trabalho buscam produzir projetos e desenvolver e por em pratica na vida social.

Questão social e Serviço Social

Como já sabemos as questões sociais entra com um conjunto das expressões das desigualdades da sociedade, ela trabalha no sentido coletivo com objetivo de tornar o trabalho mais amplo.

Nisso não deixar duvida; sobre esse aspecto como por exemplo, é possível ter acesso a produtos de vários partes do mundo. Produtos fabricados em países distantes que acabam sendo patenteados e distribuídos em vários países, onde envolvem um coletivos de pessoas trabalhando em prol de si e também da sociedade, e é claro ai também entra as questões das desigualdades, enquanto uns acumulam riquezas, outros trabalham muitos e continuam na miséria .

Hoje é necessário repensar sobre a questão social, pois a base de sua produção sofrem uma profunda transformação no padrão de acumulação.

Nos 30 anos gloriosos do pós - guerra, houve uma ampla expansão da economia capitalista sob a liderança do capital industrial, com o apoio da organização Taylorista e Fordista, onde tiveram certos reconhecimentos do sindicato da classe operária, uma das estratégias era dividir as tarefas entre executores e planejadores, onde teve a sua origem na indústria automobilística de Henry Ford. Para atingir essas metas era necessária uma política para impulsionar a expansão do emprego, onde surgiu a meta Keynesiana do “pleno emprego”, que negociava com as diversas categorias de trabalhadores por intermédios dos sindicatos. Com isso os trabalhadores teriam certo padrão salarial para consumo e um bem social melhor.

Já no meado da década de 1970, onde a economia mundial apresenta claros sinais de mudanças e com altos índices de lucros, começam a intensa concorrência por novos mercados.

A competitividade surgiu e impõe a exigências de qualidade dos produtos, para garantir mas rentabilidade da produção também qualidades das condições dos trabalhadores em produzir mais com menor custo e gerar maior lucratividade.

Hoje vivemos em uma terceira revolução industrial, profundas transformação mundial. As produções econômicas, as lutas sindicais encontram-se fragilizados e a defesa dos trabalhadores é dificultada pelo crescimento das taxas de desempregos.

Na sociedade brasileira esse quadro é visto com mais popularidade onde o desemprego, a violência, a luta pela terra, o trabalho escravos são muitas vezes conseqüências da modernidades.

No momento presente, desafia os assistentes sociais a se qualificar para acompanhar, atualizar e explicar as particularidades das questões social no níveis nacional, regional e municipal, tendo contato direto e cotidiano com as questão da saúde publica, da criança, do adolescente, da terceira idade , da violências , educação etc.

A prática como trabalho e a inserção do assistente social em processos de trabalho

Abordar o Serviço Social como uma profissão socialmente determinada na historia da sociedade brasileira. Em outros termos, analisar como o Serviço Social se formou e desenvolveu no marco das forças societárias como uma especialização do trabalho na sociedade.

A realidade cultural e social provoca e questiona os assistentes sociais na formulação de respostas, seja no âmbito do exercício profissional, seja no campo de atuação do exercício profissional, seja das elaborações intelectuais acumuladas ao longo da história do Serviço Social. O assistente social é o profissional que trabalha com politicas sociais, de corte publico ou privado e não resta duvida alguma, ser essa uma determinação fundamental na constituição da profissão.

É importante deixar claro que a questão social não é exclusivamente tratada como desigualdade social entre pobres e ricos, muito menos como “situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com