TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Teoria Da Contingência

Casos: Resumo Teoria Da Contingência. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  955 Visualizações

Página 1 de 4

Origens da Teoria da Contingência

Surgiu a partir de várias pesquisas feitas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas.

Origens da Teoria da Contingência :Surgiu a partir de várias pesquisas feitas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas.

CONCLUSÃO:

A estrutura organizacional das grandes empresas americanas é gradativamente alterada pelas estratégias do mercado, ou melhor, diferentes condições ambientais exigem estruturas diferentes

CONCLUSÃO:

A organização mecanicista é mais apropriada em condições ambientais relativamente estáveis e a orgânica para condições ambientais de mudança e inovação. Logo, existe um imperativo ambiental, onde o ambiente determina a estrutura e o funcionamento das organizações, considerando esses dois sistemas.

Conceito de diferenciação e integração

I. Diferenciação: consiste em organizar a empresa em departamentos, considerados subsistemas, onde cada um deles ficará encarregado de uma tarefa específica com base em um contexto ambiental também especializado

II. Integração: é o oposto de diferenciar, ou seja, é o processo de convergência entre os departamentos, ocorrendo quando a organização precisa alcançar unidades de esforço e coordenação entre os diversos subsistemas.

“À medida que os sistemas crescem de tamanho, diferenciam-se em partes e o funcionamento dessas partes separadas tem de ser integrado para que o sistema inteiro seja viável.”

Conclusão:

De uma maneira geral, a pesquisa concluiu que as industrias com elevado desempenho apresentam maior ajustamento às necessidades do ambiente através da alta diferenciação e integração interdepartamental, está ultima obtida por meio de um trabalho conjunto integrado.

Pesquisa tecnológica :

Produção unitária ou oficina: O processo produtivo é menos padronizado e menos automatizado.

Produção em massa ou mecanizada: Os operários trabalham em linha de montagem ou operando máquinas.

Produção em processo ou automatizada: A participação humana é mínima.

Woodward verificou que a tecnologia extrapola a produção e influencia toda a organização empresarial.

A Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas necessárias para o alcance eficaz dos objetivos da organização. Tudo é relativo. Tudo depende.

Ambiente geral: É o macroambiente, ou seja, o ambiente genérico e comum a todas as organizações.

Ambiente tarefa: Fornecedores, clientes/usuários, concorrentes e entidades reguladoras.

Tecnologia de elos em sequência: é baseado na interdependência serial das tarefas necessárias para completar um produto, ou seja, uma operação depende da outra. É o caso da linha de montagem.

Tecnologia mediadora: é baseada em que diferentes tarefas padronizadas são distribuídas extensivamente em diferentes locais; ênfase em clientes separados, mas interdependentes, que são mediados pela empresa. Possui tecnologia fixa e estável.

Tecnologia intensiva: as tarefas são focalizadas sobre cada cliente individualmente, ou seja, possui grande ênfase no cliente. A tecnologia é flexível. Por exemplo, um hospital.

A tecnologia assim como o ambiente tem a propriedade de influenciar na estrutura organizacional das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com