TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisões Sociologia

Pesquisas Acadêmicas: Revisões Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.108 Palavras (9 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 9

Revisões Sociologia

A Socialização

Processo e Mecanismos de Socialização

Factos como o aparecimento do rapaz-lobo constituem uma prova de que a sociedade humaniza o Homem, desenvolvendo as capacidades potenciais de cada um através de um processo denominado socialização. Deste modo, a socialização é um processo geral, interactivo, contínuo e duradouro que engloba todos os aspectos da vida humana. Em Sociologia, entende-se por socialização os processos através dos quais os homens adquirem um certo número de conhecimentos, de mecanismos e de respostas às diferentes circunstâncias da vida social, graças aos quais se adaptam às exigências da vida colectiva e se integram nas suas estruturas. Esta aprendizagem social tem como objectivo fazer do indivíduo um membro mais ou menos adaptado à sociedade em que se encontra. No entanto, o indivíduo não é passivo, ele próprio também participa na socialização.

A socialização efectua-se através de um certo número de mecanismos, dos quais podemos destacar a aprendizagem, a imitação e a identificação.

A Aprendizagem consiste em inculcar no indivíduo certas reacções, mais ou menos automáticas, em presença de situações sociais determinadas. Esta formação de comportamentos varia, obviamente, com as diferentes culturas. Podemos então considerar que a aprendizagem consiste na aquisição de reflexos, hábitos, atitudes, etc.

A Imitação é um mecanismo de socialização que se traduz pela reprodução de comportamentos e atitudes dos indivíduos ou dos grupos integrados na vida quotidiana. A criança imita as atitudes dos pais e aprende a ser ela imitando os outros.

A Identificação só foi posta em evidência pela psicanálise. A criança identifica-se com o seu pai ou com a sua mãe que constituem, para ela, modelos de conduta. Este mecanismo é inconsciente.

Estes três mecanismos de socialização coexistem. É assim que, por exemplo, num processo de identificação de uma criança com um dos progenitores, existe imitação que, por sua vez, constitui um dos processos essenciais de aprendizagem.

Agentes de Socialização

Os mecanismos de socialização são postos em acção por um certo número de agentes sociais privilegiados denominados agentes de socialização. É muito difícil separar a parte de actuação que cabe a cada um dos agentes. Eles são:

• A Família: tem um papel determinante nos primeiros anos de vida. É aí que as crianças adquirem a linguagem e os hábitos do seu grupo social. Estes primeiros anos de formação são muito importantes na vida dos indivíduos. Normalmente, são os pais a adaptar os filhos à sociedade. Mas na sociedade actual é através dos filhos que os pais têm conhecimento de novos factores culturais. No caso das famílias imigrantes, os jovens desempenham um papel fundamental na socialização dos pais pois são as crianças que facilitam a integração dos seus pais.

• A Escola: permite à criança entrar num meio social novo que vai ter sobre ela uma influência fundamental. Tem várias funções – além de proporcionar à criança instrumentos de trabalho, métodos de reflexão e conhecimentos que lhe vão ser úteis durante toda a vida, impõe-lhe novas regras e uma disciplina que a liberta parcialmente do meio e completa a sua formação, aprendendo a conhecer os outros e o meio que a rodeia.

• Os Grupos Sociais: durante toda a vida o homem pertence a grupos sociais e outras instituições que continuam a sua socialização. Mas os meios mais eficazes de que a sociedade actual dispõe são os meios de comunicação.

A socialização integra todos os domínios da vida do indivíduo. Os hábitos alimentares, as noções de bem e de mal, os comportamentos físicos, as relações com os seus semelhantes, são os resultados adquiridos e conseguidos deste processo.

O processo de socialização pode ser dividido em duas fases:

 A socialização primária, processo por meio do qual a criança se transforma num membro activo da sociedade. É na infância que o processo de socialização é mais evidente.

 A socialização secundária, que compreende todos os processos posteriores por meio do qual o indivíduo é introduzido num mundo social específico. Cada nova experiência social tem um papel fundamental no processo de socialização e a vida de um indivíduo é uma sequência das suas experiências sociais.

A socialização é um processo recíproco, visto que afecta não apenas o indivíduo socializado como também os socializantes.

A Socialização como processo de transmissão cultural

O processo de aprendizagem e educação que se desenvolve no homem desde a infância e na cultura à qual pertence designa-se por endoculturação.

Cada indivíduo através do processo de socialização vai adquirindo e interiorizando crenças, comportamentos, modos de vida da sociedade a que pertence. Contudo, ninguém aprende toda a sua cultura mas está, apesar disso, condicionado à transmissão de cultura que se realiza através dos grupos sociais a que pertence. Além disso, o controlo social que a sociedade exerce sobre o indivíduo leva a que ele não se desvie dos actos e comportamentos padronizados.

Estatuto Social

Estatuto é o conjunto de posições relativas a um indivíduo. O homem socializado faz parte de vários grupos que estão interligados. Uma pessoa assume várias posições e cada uma está ligada a um grupo. É o conjunto dessas posições que situam o indivíduo na hierarquia social e que constituem o seu estatuto. Estas posições representam níveis de prestígio e de poder diferentes, tal como envolvem compensações diferentes.

O estatuto dá ao indivíduo a definição de si próprio. Ele incorpora-se na consciência de si. Na noção de estatuto há certamente uma ideia de hierarquia. Isto é evidente no domínio económico mas é também verdade nos domínios familiar, religioso, político ou intelectual. Há portanto estatutos inferiores e superiores. Os superiores exaltam a estima de si próprio e os inferiores diminuem-na ou oprimem-na.

O estatuto é portanto o comportamento que o indivíduo espera dos outros em relação a si próprio e ao seu papel.

Papel Social

Um indivíduo, ao ocupar múltiplas posições, vais desempenhar múltiplos papéis, como se fosse um actor. Na vida social,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com