TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revoluções Tecnológicas E Capital Financeiro

Trabalho Universitário: Revoluções Tecnológicas E Capital Financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  2.113 Palavras (9 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 9

Revoluções tecnológicas e capital financeiro

Revoluções Tecnológicas e Capital Financeiro

9.1 Introduction – OK

9.2 The new Core input: Chips with everything – OK

9.3 Computers – OK

9.4 Telecommunications – OK

9.5 Organizational Change: The Network Firm – OK

9.7 The Culture of Virtual Reality – OK

9.1 Introduction

Nesta primeira parte é relatado sobre a então nova revolução industrial ocorrida nos anos 90, a Era da Tecnologia da Informação, a ascensão econômica calcada nas novas tecnologias da informática. Neste capítulo é relatado o grande crescimento experimentado durante os anos 90 da bolsa tecnológica – Nasdaq – em Nova York, crescimento esse calcado nas expectativas exacerbadas dos mercados em relação ao potencial de geração de lucros desta indústria além da afirmação deste novo paradigma tecnológico. De fato o chip é uma revolução e o mercado financeiro deu o suporte financeiro necessário para desenvolvimento dessas novas tecnologias, porém a inflação dos ativos tecnológicos na bolsa levou a crise de 2000-2001.

No final desta introdução é feita uma pequena síntese de cada seção seguinte.

9.2 The new Core input: Chips with everything

Nesta seção é contada resumidamente a historia do desenvolvimento da industria eletrônica, com a criação das primeiras empresas e desenvolvimento dos primeiros equipamentos de processamento de dados como o microprocessador da Intel. Também é afirmada a capacidade de desenvolvimento existente nessa indústria conforme afirmado pela, co-fundador da Intel por Gordon Moore, em 1975: “The capatity of a computer chip would duble every two years”. De fato o desenvolvimento ocorreu de escalas de PG, no entanto em 1995, Gill Gates afirmou que essa capacidade de desenvolvimento havia aumentado, podendo dobrar a velocidade de processamento dos chips a cada 18 meses. Desta forma o crescimento dos investimentos a das expectativas sobre a informática/telecomunicações cresceu.

Outros pontos levantados durante esse capítulo é em relação às decisões estratégicas tomadas pelos países no passado em relação ao desenvolvimento da tecnologia, em que os governos Europeus e dos EUA iniciaram investimentos em telecomunicações dês da Primeira Guerra Mundial, como forma de desenvolver os armamentos militares e de inteligência em prol do fortalecimento de suas defesas, vale ressaltar que investimentos governamentais pesados continuam sendo feitos nessas áreas até hoje e muitas das tecnologias que estilizamos foram inicialmente projetadas para fins militares.

Na terceira parte ó demonstrado o desenvolvimento das empresas tecnológicas durante os anos 80 e 90 além dos impactos trazidos pelos chips as indústrias consumidoras destas tecnologias, em que cada nova geração de chips trouxe um novo ganho produtivo as linhas de manufatura. Neste momento já havia ocorrido à inserção completa do chip ao processo produtivo moderno.

9.3 Computers

Os primeiros computadores que sugiram na década de 40 eram elétricos mecânicos, com o grande uso de válvulas para a realização de cálculos. Estes projetos foram financiados pelos governos Americano, Inglês e Alemão e seu uso era exclusivamente militar. Alan Turing foi o responsável pela a criação do computador Colossos que era utilizado para quebrar os códigos gerados pela máquina Enigma alemães durante a segunda guerra mundial.

Durante o inicio da década de 50 os computadores continuaram no âmbito dos governos e das universidades, mas sua estrutura segmentada em processador central, Memória e periféricos e o uso de programas foi criada, e este paradigma se mantém até hoje.

A troca das válvulas por transistores e depois por circuitos integrados aumentou a confiabilidade e a IBM começou a construir computadores para o uso cientifico e depois para o uso comercial.

O processo de produção também foi afetado. Com os novos computadores foi possível desenvolver ferramentas para modelagem e automação da linha de produção. Nesta época foram desenvolvidos os robôs para linhas de montagem.

Na década de 70 começou com o uso de mainframes para o calculo de folhas de pagamentos e contabilidade das empresas. Mas o surgimento do microprocessador da Intel abriu a possibilidade da construção de microcomputadores a custo baixo e permitiu sua difusão em escolas e universidades.

Apesar de seu sucesso nos anos 50 e 60, a IBM não percebeu o surgimento do microcomputador para uso pessoal que iniciou nos anos 70. Somente quando os microcomputadores começaram a serem adotados em escritório, a IBM tentou recuperar o terreno através da criação do PC. Como a IBM estava sendo vigiada e poderia sofre com as leis antitrustes, porque ela era quase monopolista no segmento mainframe. O PC então passou a ter uma arquitetura aberta e seu hardware passou a ser produzido por diversos fornecedores, como também o software do sistema operacional.

A Microsoft foi contrata para desenvolver este sistema operacional,

Por ter uma arquitetura aberta, o PC pode ser produzido por diversas companhias, mas para manter a compatibilidade entre eles, todos tinham que ter o mesmo sistema operacional que era o DOS da Microsoft. Em consequência disto, a Microsoft se tornou a maior empresa deste novo mundo. Apesar da existência de novos sistemas operacionais como o Linux, a Microsoft esta próxima do monopólio deste setor através do Windows atualmente.

Com o crescimento dos microcomputadores surgiu também as rede de computadores que permitiram a criação da arquitetura de cliente servidor, o que permite maior colaboração e aumenta a produtividade.

9.4 Telecommunications

Esse capítulo fala sobre as revoluções nas telecomunicações e explica como os avanços na área informacional podem gerar grandes oportunidades no capitalismo. O autor descreve quais foram às revoluções em telecomunicações, quais as empresas, e quais os empresários shumpterianos que estavam por trás dessas descobertas.

O inicio do capítulo trata da primeira revolução tecnológica de massa nas telecomunicações no capitalismo – o telegrafo, e de como uma empresa (Western Union) conseguiu crescer e monopolizar esse mercado. Mostra também o declínio da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com