TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro De Trabalho Do Filme - Vinhas Da Ira

Dissertações: Roteiro De Trabalho Do Filme - Vinhas Da Ira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 2

Titulo original:The Grapes Of Wrath

Duração:129 minutos (2 horas e 9 minutos)

Gênero:Drama

Direção:John Ford

País de origem:EUA/1940

Roteiro:Nunnally Johnson, baseado em livro de John Steinbeck

Fotografia:Greg Tolland

Direção de arte:Richard Day

Figurino:Gwen Wakeling

Elenco

* Henry Fonda .... Tom Joad

* Jane Darwell .... Ma Joad

* John Carradine .... Casy

* Charley Grapewin .... avô Joad

* Dorris Bowdon .... Rose-of-Sharon Rivers

* Russell Simpson .... Pa Joad

* O.Z. Whitehead .... Al Joad

* John Qualen .... Muley Graves

* Eddie Quillan .... Connie Rivers

* Zeffie Tilbury .... avó Joad

Sinopse

É a história de uma família de pequenos agricultores que, expulsos de suas terras no Oklahoma durante a depressão, atravessam o país em busca de melhor sorte na Califórnia.

Ambientado na época da grande depressão que assolou os Estados Unidos nos anos 30, o filme escolhe uma família de fazendeiros para representar o drama de todas as outras que tiveram que deixar suas terras à força, oprimidos pelo "progresso" e o avanço industrial, comandados por antagonistas que não tinham rosto: os bancos e o capitalismo.

Este detalhe é ilustrado no filme, quando um pobre fazendeiro, desesperado em conter o avanço dos tratores que vieram destruir sua casa, não sabe para quem deve apontar sua arma. Antes, o "inimigo" era uma pessoa física, agora é uma instituição privada. Não há nada que eles possam fazer a não ser encarar a estrada e partir para um espécie de exôdo que tem paralelos com o da bíblia.

Elementos a serem trabalhados

Em seu processo de desenvolvimento sócio-metabólico, o capitalismo constitui a alienação do trabalho vivo e da força de trabalho dos meios de produção da vida material. É o que podemos denominar de proletarização do trabalho e constituição da condição de proletariedade. É no interior desta condição de proletariedade que se pode constituir (ou não) a classe do proletariado e a consciência de classe contigente e necessária. Todo trabalhado assalariado pressupõe uma precariedade que decorre desta alienação estrutural que funda a condição de proletariedade. No processo histórico de luta de classe, o trabalho vivo pode conquistar melhores salários e condições de trabalho, além de direitos sociais que colocam obstáculos à sanha de valorização do capital. Mas sob determinadas circunstâncias históricas, a ofensiva do capital pode debilitar e degradar salários, condições de trabalho e direitos da classe trabalhadora obtidos no decorrer da luta de classes. É o que podemos denominar de processo de precarização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com