TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rotinas Produtivas

Ensaios: Rotinas Produtivas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

Rotinas Produtivas

Designa-se por Rotinas Produtivas todo o processo que envolve as várias fases de produção das notícias. O principal objetivo das Rotinas Produtivas é a organização de informação, de modo a selecionar a mesma para apresentar um produto final. Este processo divide-se em três fases, que variam segundo cada meio de comunicação e a organização do trabalho específico de cada redação.

1º FASE – RECOLHA

A recolha dos materiais noticiáveis é influenciada pela necessidade de se ter um fluxo constante e seguro de notícias, de modo a que se consiga sempre executar o produto exigido. Isso leva a que se privilegie os Canais de Recolha. As fontes que melhor satisfazem essa exigência são as Agências e as Fontes Institucionais.

As fontes são um factor determinante para a qualidade da informação produzida pela indústria informativa. Estas conferem uma maior credibilidade à notícia bem como uma maior rentabilidade e produtividade.

As agências constituem a ”fonte” mais notável de materiais noticiosos, sendo que essas fontes são maioritariamente anónimas, trazendo vantagens económicas. De entre todos os acontecimentos, acabam por ser considerados noticiáveis aqueles que as agências noticiam. As agências funcionam como uma primeira campainha de "alarme" para as redações.

A agenda de serviço é considerada um documento-chave em cada redação. É aí que se registam os acontecimentos programados que, automaticamente, merecem cobertura devido à sua indubitável relevância pública. Tratam-se, obviamente, de acontecimentos previstos no tempo, fixados antecipadamente em agenda, permitindo que os órgãos de informação organizem com uma certa antecedência o seu trabalho. O conteúdo varia, indo dos acontecimentos formais da política (eleições, coroações, visitas oficiais, períodos legislativos, etc.) aos acontecimentos sociais, culturais, religiosos ou desportivos.

2º FASE – SELEÇÃO

O material é recolhido pelos correspondentes, enviados especiais e repórteres, chegando por intermédio das agências às redações onde é reduzido a um certo número de notícias, destinadas à transmissão no noticiário ou na imprensa diária. Antes de serem produzidas, as notícias passam por uma triagem, um processo de seleção onde o fluxo de notícias é filtrado e se define o que será suscetível ou não de se tornar matéria noticiável. Visto que a seleção depende do ponto de vista de cada jornalista, surge por vezes a Distorção Informativa.

A seleção passa por várias fases:

● Escolhem-se as melhores notícias através dos Critérios de Noticiabilidade;

● Escolhe-se uma notícia de abertura;

● Prepara-se o esquema de notícias.

3º FASE – APRESENTAÇÃO

O órgão de informação não cria a noticia, relata-a. Os conteúdos são adaptados para cada suporte – áudio e suporte visual. Um critério importante na fase de apresentação é o papel que desempenha a imagem do público que o jornalista elabora. A avaliação baseia-se na compreensão que o público faz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com