TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rsenha Critica: O Papel Da Universidade

Pesquisas Acadêmicas: Rsenha Critica: O Papel Da Universidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 4

O papel da universidade nasceu como um centro de debates acadêmicos sobre os dogmas da igreja, ela não criava novos conhecimentos, apenas queria interpretá-los e reproduzia os já existentes.

Essa era a linha de ação da universidade de Paris, fundada em 1970 e que logo foi dividida em 13 universidades. Ao longo do tempo, com a mudança da sociedade foi exigido que a Universidade mudasse também e assim foi criado os modelos: o Idealista e o Funcional.

O primeiro era o modelo Alemão fundada em 1810 na Universidade de Berlim, pelo educador Wilhelm Von Humboldt cujo seu foco era a ciência pura,esse modelo estabelecia como foco principal a pesquisa. Já o segundo modelo fundado pela Universidade Francesa que por sua vez era voltada para área tecnológica com ênfase nas necessidades do país.

A partir desses dois modelos, pode-se começar a discutir a relação da Universidade, como: produtora de conhecimento e como esse conhecimento tem contribuído para o desenvolvimento do homem, e promover uma reflexão sobre a instituição para o desenvolvimento da sociedade.

O ideal de Autonomia posto por Wilhelm Von Humboldt,entra em contradição e fica sem se saber realmente se existiu a autonomia da Universidade ou ela é apenas um ideal? Independente da resposta, essa suposta autonomia esta ligada a dois fatores: o Estado e o Mercado. Tanto um quanto o outro tem interferido na forma da instituição transmitir e produzir conhecimento. O estado interfere diretamente ou indiretamente nos assuntos da universidade, um exemplo de forma direta foi na Universidade Francesa no século 19, estabelecida por Napoleão Bonaparte, fornecer quadros ao Estado Frances para divulgar a cultura e os valores da sociedade Francesa. E indiretamente, o estado exerce o seu poder por meio das legislações, das normas que regem o sistema educacional de um país.

A partir disso pode-se entender o movimento de 1918, que mudou a forma de organização da sociedade de forma que houve movimentos exigindo mudanças. Mesmo assim o governo interfere indiretamente na autonomia da universidade , quando se utilizam dessas avaliações para distribuir verbas publicas, assim gerando determinadas camadas na sociedade.

No sistema capitalista estamos sujeitos à competição de empresas em busca de resultados, essa situação provoca um debate sobre a natureza e como deverão ser gerados os conhecimentos pela universidade. Com base no pensamento utilitarista, pressupõe que a universidade deve se empenhar na tecnologia, para poder aumentar os fatores de produção.

A sociedade de consumo exige que os produtos sejam capazes de atender as mais diversas necessidades, a evolução técnica ganha importância a partir da revolução industrial, que apresenta como resultado a sociedade industrial, que por sua vez, que impõe para a universidade as novas necessidades do mercado, por exemplo, para produzir novos produtos é preciso novas profissões.Logo é preciso de operários especializados, pois se trata do desenvolvimento tecnológico.

A globalização para se efetivar necessita padronizar a produção das transnacionais por todo o planeta. Assim com o momento histórico da globalização do capital a universidade é chamada para atender a essa nova exigência do mercado. A globalização utiliza as informações obtidas nos países desenvolvidos e ricos e cabe aos países pobres reproduzirem, o modo desses países

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com