TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rsenha Critica- Empreendedorismo

Trabalho Universitário: Rsenha Critica- Empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  1.526 Palavras (7 Páginas)  •  1.123 Visualizações

Página 1 de 7

UNDB – UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Resenha Crítica

EMPREENDEDORISMO

São Luis

2013

FELIX NUNES DA COSTA NETO

EMPREENDEDORISMO

Trabalho de graduação apresentado à disciplina de Empreendedorismo e Desenvolvimento Gerencial do Curso de Administração, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB, sob a orientação da Prof. Prof. Esp. George Hebert de Azevedo Santos

SÃO LUÍS

2013

1. CREDENCIAIS DOS AUTORES

Heitor José Pereira possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1976), Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e Doutorado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - EAESP/FGV (1995). Foi Professor da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) entre 1988 e 1993. Foi Professor Titular da PUC-PR entre 1997 a 2007, atuando no Mestrado em Administração como líder do Grupo de Pesquisa em Gestão Estratégica do Conhecimento. Consultor Associado à Fundação Instituto de Administração - FIA desde 1987; desde março/2008, tem vínculo empregatício com a FIA no corpo docente do Mestrado Profissional em Administração. Tem atuado em Programas MBAs em instituições como Fundação Dom Cabral, IBMEC, FGV-Management, ISAD-PUCPR e INPG desde 1996. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia empresarial; modelos de gestão; empreendedorismo; gestão do conhecimento e inovação; aprendizagem organizacional; gestão de competências; capital intelectual. Presidente da SBGC - Associação Brasileira de Gestão do Conhecimento (gestão 2005-2007; 2007-2009)

Silvio Aparecido dos Santos; doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP (1983), Mestrado em Administração pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (1980). Formado em Administração pelo Centro de Estudos Socioeconômicos da Universidade Estadual de Maringá (1976). Realizou estudos de pós-doutoramento na ESSEC - França e no Bentley University - Walthan - Massachusetts (EUA) (1984/85) É professor titular da FEA/USP, na área de Administração Geral. Leciona disciplinas de graduação e pós-graduação de mestrado e doutorado (strictu-sensu) na FEA/USP. Foi Diretor Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação em Administração e Membro do CIETEC - Centro Incubador de Empresas Tecnológicas - IPEN/IPT/SEBRAE/USP. Coordena o GPEADE - Grupo de Pesquisa em Administração Avançada e Empreendedorismo listado no diretório de grupos de pesquisa do CNPq, cujas linhas de pesquisa são: novos modelos de gestão, empreendedorismo independente e corporativo. Em termos de empreendedorismo focaliza a criação de empresas de alta tecnologia e no desenvolvimento de novos negócios para empresas consolidadas.

2. INTERPRETAÇÃO

No primeiro capitulo aborda-se o inicio da jornada de um empreendedor, trazendo as dificuldades do inicio de montar um negocio. Logo inicia com os desafios que os empreendedores irão cumprir pra efetivar seu negócio. Começa assim a projetar seus sonhos transformando-os em realidade.

Com parcerias, as empresas começam a ganhar espaço no mercado. A terceirização de serviços vem crescendo cada dia mais, pois é um sistema de parcerias empresarial no qual o franqueador amplia seu negócio vendendo o direito de uso de sua marca e do esquema de operação de um produto ou serviço.

Para o sucesso o empreendedor deve ter atitudes fortes, como a busca da qualidade de seu serviço ou produto para oferecer aos seus clientes. Deve esta sempre ligado com as atualizações do mercado e buscando novas tecnologias para aperfeiçoar seu empreendimento.

Para obter sucesso na vida profissional deve partir da decisão se vai querer ser empregado ou empreendedor. Se optar por ser empreendedor tem que usar de todo seu talento de persuasão, criatividade e técnicas para se obter êxito.

No segundo capitulo destaca-se o Plano de negócio com sua devida estrutura de formatação e objetivos. Conceitua como Plano de Negocio um documento escrito que tem o objetivo de estruturaras principais idéias e opções que o empreendedor deverá avaliar para decidir quanto á viabilidade da empresa a ser criada. Mostra a visão ampla de um Plano de Negócio que é avaliar os pontos de vista mercadológico, financeiro, jurídico e organizacional.

Com uma grande utilidade de auxiliar, eliminar ou reduzir ao máximo a possibilidade de fracasso do empreendimento. E ajuda a entusiasmar os futuros sócios a entrar no negocio se caso percebesse através do Plano de Negócio a viabilidade de sucesso.

A estrutura do pano de negócio é bem simples porem muito claro, é composto por três partes principais: sumario executivo, qualificação dos empreendedores e uma conclusão. O sumario executivo trata-se de uma introdução e ou justificativa do projeto, ramificados pelos aspectos mercadológicos; aspectos operacionais, administrativos, e jurídicos; aspectos econômicos financeiros.

No terceiro capitulo apresenta as decisões estratégicas do Plano do Negócio que destaca a solucionar problemas e apresentar idéias táticas de médio e longo prazo pra andamento do empreendimento. Todas essas estratégias mostrar aspectos estudo de mercado e de clientes e principalmente em relação a concorrências.

O quarto capitulo aborda os pontos críticos da implantação do Plano, que enfatiza a falta de conhecimento do produto ou serviço que pretende implementar, falta de técnicas de vendas e atendimento para fidelizar a clientela e a alta competição dos concorrentes. Quando se trata de aspectos operacionais um dos pontos críticos é a locação do imóvel e acesso a novas tecnologias. Os aspectos financeiros que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com