TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Critica Sobre O Papel E O Funcionamento Das OI's No Cenario Internacional

Artigo: Analise Critica Sobre O Papel E O Funcionamento Das OI's No Cenario Internacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

As organizações internacionais começaram a ter um papel preponderante a partir da Primeira Guerra Mundial, para suprir uma demanda de assuntos internacionais que cada vez mais vem crescendo, elas surgem com o objetivo de suprir e resolver problemas simples aos mais complexos dos mais derivados temas. Acredito que por este justo motivo a existência bem como a atuação das Organizações Internacionais no cenário que se projeta seja de tamanha importância. É preciso que cada vez mais possamos ter um aparato de pessoas bem como objetivos configurados a se preocupar e resolver problemas existentes das mais variadas esferas. É nessa linha que seguem essas organizações, papel fundamental e importante no meu campo de visão, ao se cercar das mais variadas ferramentas para resolução de controvérsias bem como de pequenos detalhes do desajustado cenário internacional. Hoje não poderíamos pensar em politica global sem pensar em OI´s. É fato que por muitas vezes essas instituições ultrapassam fronteiras, que ajudam de forma humanitária as mais diversas causas mas também é fato que muitas delas são usadas em interesse próprio, e também como arma de politica internacional. Vemos por exemplo constantemente países se cercarem da ONU para defender interesses próprios de imperialismo ou status quo. Até onde é justo ou pouco ético o uso de OI´s para a manutenção de status é totalmente questionável. Porém é de se observar que a grande maioria dos países que usam deste recurso se cercam de pretextos humanitários e por vezes podem até contribuir realmente para esta finalidade.

Vale lembrar também que as Organizações Internacionais vieram a regular a relação entre muitos Estados bem como a participação pouco influente de determinados Estados no cenário internacional. É importante pensar em OI´s como contribuição e como atores internacionais que de fato são. Elas regulam o cenário bem como atuam e sofrem consequências diretas destes mesmos. É importante também salientar que existem sempre dois lados, o do bem comum bem como do interesse particular, que pode vir se tornar interesse mútuo quando almejado por mais de um Estado, tornando assim as OI´s como uma cooperação muito relevante hoje nos temas de politica externa. São as mais variadas esferas que se cercam deste sistema para a configuração e resolução de problemas globais, então podemos dizerque sim, a OI´s são de extrema importância bem como de extrema influência na politica externa dos mais variados grupos assim como de Estados. Mas é preciso atentar para cada jogada estratégica para que o interesse mútuo e comum não se torne a configuração de um interesse particular disfarçado de intenção coletiva. Nenhuma OI deveria vir configurada nesses moldes, o que muitas vezes podemos constar acontece com a ONU.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com