TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇO MILITAR AULA TEMA 03 DIREITO CONSTITUCIONAL

Ensaios: SERVIÇO MILITAR AULA TEMA 03 DIREITO CONSTITUCIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 7

Passo 1 – Por meio de pesquisas e entrevistas, liste as necessidades e sugestões do cidadão diante do tema escolhido.

Depois, aborde os principais problemas que envolvem o tema:

Dentro do direito constitucional, escolhemos o Serviço Militar após longa pesquisa.

Entrevistamos para este projeto o membro do grupo: que já serviu as fileiras das forças armadas por três anos.

Ele sugeriu as seguintes necessidades para com o tema:

1° adaptação e parcialidade com conscritos em fase de arrimo de família.

2° Concursos Públicos, mais acessíveis e voltados aos Soldados e Soldados de 2° Classe. Para também com os conscritos, e em ano de serviço obrigatório.

3° Menor pressão do militarismo e diálogo mais aberto e amplo com o jovem.

4° Publicidades voltadas a geração Y, e atrativas para que haja uma maior aproximação do serviço militar e a participação no processo seletivo para ingressar.

5° Participação do sexo feminino com intuito voluntário no processo de alistamento, uma nova lei, ou uma reforma da constituição e do serviço obrigatório militar.

Passo 2 –

Elabore perguntas que direcionem a pesquisa ou a entrevista para a caracterização do problema principal:

Tema da Cartilha: O Serviço Militar no Brasil, Voluntário ou Obrigatório?

1° Qual a pretensão da sua colocação?

R: Expor a real situação e a vivência do militarismo, com a ótica do que vi, tentar elevar novos conceitos e uma demonstração do que pode ser feito para a melhora, e fazer com quem lê-la aprenda a real vivência do Direito Constitucional pelas vias do Serviço Militar.

2° Sobre conscritos e Arrimo de Família, qual a sua dissertação sobre o tema abordado?

R: Existe uma grande peculiaridade e medo da sociedade perante a frase: “Irei servir, e agora?”, esta alusão com a obrigatoriedade e as colocações sociais que vivemos, uma delas, é a sustentação da família por meio de salário base e isto é uma mitologia dentro do tema, já que no ano obrigatório eu servi com louvor e conquistei grandes coisas, há um grande salário e uma ajuda razoável na vivência militar, e isto deve ser explorado e levado a população do País, enfim, o salário é bom e as condições de vivência ajudam, fazendo com que o arrimo de família e o não servir, seja apenas pano de fundo do real problema, que é o próprio jovem (18 anos) e a imaturidade do consumo.

3° Existe uma sensação de perde e ganha com a relação de servir as fileiras por quatro anos, e no fim de tudo sair das forças armadas para o novo?

Fale-nos sobre a respeito desta colocação dos concursos e classes hierárquicas?

R: Colocações amplas, é visto por nós lá nos quatro anos como, “juntar dinheiro” ou “aprender alguma coisa”, mas no fim aprendemos mais a ser homens e adquirir uma postura para com a sociedade, porém no fim dos 4 anos de serviço, ou do ano obrigatório: O que faremos da vida, surge. É algo como: O que farei da vida, só soube ser Soldado, cuidar de documentos, correr, treinar e manejar armas, O que faço?

Deveria existir um auxílio maior na colocação da continuidade e exposição das vagas e alcance de maiores posições no militarismo, é fato que se existir uma melhor distribuição das vagas, na ótica que vivi com EEAR, AFA, CIAR e etc, os soldados poderiam ter vagas garantidas e disputadas entre si nos concursos, e os conscritos poderem também, no ano obrigatório prestar tais provas para conseguir maior hierarquia.

4° Existir um melhor diálogo? Explique a sua colocação para com este emprego de opinião?

R: Sim, exemplificando: Deve-se existir o militarismo, com toda a certeza, as posições militares, hierarquia e a postura do militar padrão, porém, deveria existir uma brigada psicológica e uma recepção mais humana, já que querendo ou não, muitas pessoas não conseguem se adequar e sofrem muitos problemas pessoais e psicológicos no tempo de serviço militar, uma melhor distribuição de tarefas e adequações com o que o jovem de apenas 18 anos e muitas vezes perdidos com o 1° “emprego”, é necessário uma melhor recepção e acompanhamento com o Soldado, que muitas vezes não existe este diálogo com o militar, fazendo com que inúmeros erros humanos aconteçam.

4° Maior atividade Publicitária dos órgãos do governo, e voltadas a linguagem jovem, você acha que funcionária melhor, e seria atrativa nos dias de hoje?

R: Sim, hoje estamos voltados a uma nova época, antes não existia a internet, o acesso a tudo e principalmente ao contato da web com a realidade.

As campanhas ainda tem uma exibição antiga e uma didática e o exemplo de que o pensamento ainda é retrô, enfim, seria legal se adequar as novas linguagens e aos novos métodos de linguagem com o jovem, ele exige evolução, assim como a sociedade.

5° Como as mulheres poderão se adequar ao alistamento e de que forma elas serão adaptadas?

R: Com uma reforma da constituição, e uma campanha ampla, adequar alojamentos, vestiários e instrução seria bacana, assim as mulheres poderiam na idade maior, serem soldados voluntárias e evoluir a participação do sexo feminino. Já existe um diálogo sobre.

6° E o que fazer para que suas colocações aconteçam nos dias de hoje, de forma coesa?

R: Plebiscitos, novos projetos de lei e a participação ativa da política com a sociedade na construção deste todo, de forma horizontal, fazendo com que a participação seja ativa.

7° E como fazer com que isso aconteça, dentro das suas exposições?

R: Com novos projetos do Governo, avaliação do que é proposto, perguntas a população, entrevistas e o livre diálogo com os militares jovens, participação geral do povo e plebiscitos diretos com as novas ideias, porém, novas leis serem criadas para a execução.

Estes são os fatos e problemas na situação do Alistamento Militar na minha opinião.

Passo 3. Após o estabelecimento do problema central, desenvolva de forma clara e objetiva os tópicos ou subtemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com