TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIALIZAÇÃO SECUNDÁRIA

Ensaios: SOCIALIZAÇÃO SECUNDÁRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  1.648 Visualizações

Página 1 de 4

1- SOCIALIZAÇÃO SECUNDÁRIA

De acordo com Berger, a socialização secundária é a interiorização de “submundo” institucional ou baseada em instituições. (BERGER, 1985) . O processo de socialização não ocorre apenas na infância, mas continua por toda a vida (BUSH e SIMMONS, 1990 and put MICHENER et al, 2005), porém ele enfoca as mudanças. O tipo e o numero destes submundos é determinado pela complexidade da sociedade. A socialização secundária é a aquisição do conhecimento de funções especificas, de condutas de rotina própria às instituições.

A socialização secundária acontece ao longo da vida e seus principais agentes são a escola e demais instituições relacionadas ao trabalho. Ou seja, ao longo de sua vida, o individuo necessitara socializar-se diversas vezes, terá de adaptar-se ao meio e isso inclui o cumprimento de regras e exigências escolares das demandas e responsabilidades próprias do trabalho, das condutas de um grupo religioso caso escolha participar de algum etc.

Na adolescência, a socialização focaliza a aquisição de características como independência, responsabilidade e habilidade pra relaciona-se com os outros. Já na socialização adulta, ela preocupa-se em equipar o indivíduo para funcionar com eficácia nos papéis adultos.(MICHENER et al, 2005)

2- PROCESSOS PARA A SOCIALIZAÇÃO DOS ADULTOS

2.1 A ADOÇÃO DE PAPÉIS

Em nossa vida, adotamos e abandonamos alguns papéis. Quando adultos adotamos papéis de parceiros íntimos, pai, mãe, avó, avô, profissionais e aposentados ou aposentadas. Cada uma dessas mudanças envolve adoção de papéis, a aprendizagem das expectativas e das habilidades associadas com o novo papel e a entrada no papel. (MICHENER et al, 2005)

Com a necessidade de se treinar pessoas para dotar os novos papéis, muitos grupos e organizações fornecem oportunidades de socialização. Alguns agentes recebem a responsabilidade de ensinar as informações e as habilidades necessárias aos detentores de papéis potenciais ou novos. Geralmente esses treinamentos ocorrem em decorrência do trabalho. Um futuro caixa de supermercado primeiramente trabalho sob a orientação de um outro caixa mais experiente, conforme vai acontecendo a aprendizagem o novato assumirá o papel de caixa demonstrando sua competência e habilidades. (MICHENER et al, 2005)

Existem vários programas de treinamento que preparam pessoas para desempenhar papéis que terão no futuro. Exemplo desses programas são: escolas para esteticistas, comissários de bordo, protéticos e motoristas de caminhão são apenas exemplos desse tipo de socialização.

2.2 SOCIALIZAÇÃO ANTECIPATÓRIA

A socialização antecipatória são atividades que fornecem para as pessoas o conhecimento de habilidade e de valores para o desempenho de um papel que elas ainda não assumiram (MICHENER et al, 2005). Quando um adolescente aprende a respeito da atividade sexual a partir das bravatas de um amigo ou de um filme pornográfico, ele está passando pela socialização antecipatória. Assim também ocorre com o aspirante a diplomata ou o político que presta muita atenção no comportamento do presidente da Republica durante uma entrevista na televisão.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com