TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA.

Relatório de pesquisa: SOCIOLOGIA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  Relatório de pesquisa  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

9. Descreva com suas palavras a relação de pensamento simbólico e espírito especulativo. Inclua nessa síntese a questão egípcia e o milagre grego.

R: O pensamento simbólico é uma das principais características da humanidade. Dependendo de fatores sociais os povos desenvolvem diferentes formas de explicação a respeito da vida e da natureza e as explicações científicas são dadas menor importância, ao passo que o espírito especulativo é baseado em dados científicos. Para os egípcios, a eficiência de pensar lógico limitava-se ao seu pragmatismo, à necessidade de solucionar problemas particulares que se apresentavam como obstáculos ao transcurso da existência. O pensar como exercício voltado para si mesmo, capaz de se desenvolver mesmo sem uma aplicabilidade imediata e independente das crenças religiosas e do pensamento mítico, teve suas raízes históricas na civilização grega.

10. Qual a importância da sociologia no mundo de hoje?

R:O objetivo da sociologia é estudar cada indivíduo quando inserido a um grupo social, e é muito importante nos dias de hoje, que infelizmente vemos crescer o mal comportamento de um indivíduo perante a sociedade que vive, em relação ao desrespeito ao próximo, o racismo e até mesmo o etnocentrismo.

11. Qual a influência das idéias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?

R: O princípio do darwinismo social é que para alcançar o progresso a sociedade precisa evoluir em seus vários fatores, aprendendo com seus erros. Para os positivistas, o progresso tem que ser alcançado a qualquer custo, nem para isso tenha que se impor de forma bruta a ordem na sociedade.

12. Como a idéia evolucionista da biologia transposta para as ciências sociais condicionou a visão dos europeus sobre as sociedades não européias com as quais entraram em contato a partir do expansionismo imperialista?

R: As sociedades não-europeias eram vistas pelos europeus como “fósseis-vivos”. Era preciso fazer com que essas civilizações evoluíssem para chegar ao patamar europeu. Aqueles que não se comportavam “civilizadamente como os europeus” eram considerados primitivos.

13. Conceitue fato social na visão de Durkheim e fale sobre cada uma das características básicas que distinguem os fatos sociais.

R:O fato social na visão de Durkhein é o modo de agir exterior de cada ser humano na coletividade, suas crenças, costumes, modos de vestir, e teve muita influência, “Coercitividade”, da mesma sociedade já existente antes de cada um nascer.

O fato social para Durkhein apresentava 3 características.

- Generalidade, que é o mesmo modo de pensar, sentir e agir pela maioria de sociedade;

- Exterioridade, onde esses fatos estão no exterior já acontecendo e independem da consciência desta pessoa;

- Coercitividade, que são as orientações já pré-estabelecidas pela sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com