TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA

Casos: SOCIOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  4.663 Palavras (19 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 19

1) A Sociologia surgiu em um contexto social específico, marcado por profundas transformações sociais que colocava a necessidade de compreender a sociedade sob a perspectiva da ciência. O contexto histórico foi marcado pela,(o)

A

As guerras púnicas que possibilitaram a expansão da democracia grega para o império romano.

B

A revolução gloriosa e a independência dos EUA, pela defesa de princípios democráticos.

C

A revolução russa, pela difusão das ideias socialistas.

D

As lutas das colonias latino-americanas pela independência, por denunciar o colonialismo.

E

A revolução industrial e a revolução francesa, por contribuirem para a consolidação do capitalismo.

Você já respondeu e acertou esse exercício.

A resposta correta é: E.

JUSTIFICATIVA:

O contexto histórico da sociologia foi marcado pela revolução industrial e a revolução francesa, por contribuírem para a consolidação do capitalismo, pois, o nascimento da sociologia se dá num contexto de inúmeras transformações. As principais delas – a Revolução Industrial e a Revolução Francesa trouxeram “mudanças radicais” e abalaram o modo de vida humano que se perpetuou por milhares de anos. A Revolução Francesa trouxe consigo novas idéias, nova forma de organização na política e na vida social tradicional, principalmente trouxe mudanças de valores: liberdade e igualdade. A Revolução Industrial trouxe inovações tecnológicas que provocou tanto mudanças econômicas como sociais.

2) O renascimento foi caracterizado como o momento histórico em que floresceu um novo pensamento social marcado pelo laicismo e pelo aparecimento de novas instituições políticas e sociais, como as nações, os estados, as legislações e os exércitos. Neste contexto, as atividades econômicas ligadas ao comércio se desenvolveram favorecendo que classe social ?

A

a burguesia comercial

B

a aristocracia rural

C

o campesinato

D

a classe operária

E

o operariado urbano

Você já respondeu e acertou esse exercício.

A resposta correta é: A.

JUSTIFICATIVA:

Neste contexto, as atividades econômicas ligadas ao comércio se desenvolveram favorecendo a classe social da burguesia comercial, pois, a burguesia comercial é uma classe social que surgiu nos últimos séculos da Idade Média (por volta do século XII e XIII) com o renascimento comercial e urbano. Dedicava-se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, jóias, etc) e prestação de serviços (atividades financeiras). Habitavam os burgos, que eram pequenas cidades protegidas por muros. Como eram pessoas ricas, que trabalhavam com dinheiro, não eram bem vistas pelos integrantes do clero católico.

3) Foi no Renascimento que o homem europeu retornou a prática do pensamento especulativo, concebendo o seu papel na história dos acontecimentos como agente. O pensamento social renascentista expressou-se nas obras de pensadores como Nicolau Maquiavel e Thomas Morus. Nestas duas obras observa-se:

A

uma análise clara das bases materiais em que se assenta o poder pólítico da época;

B

a expressão dos ideais de vida moderada, laboriosa e igualitária presente na sociedade da época.

C

compreensão da vida social como resultante das condições econômicas e políticas e não da fé;

D

a reflexão sobre um modelo político de organização social pautado na igualdade entre os homens.

E

uma apurada crítica da ordem social;

Você já respondeu e acertou esse exercício.

A resposta correta é: C.

JUSTIFICATIVA:

O pensamento social renascentista expressou-se nas obras de pensadores como Nicolau Maquiavel e Thomas Morus. Nestas duas obras observa-se a compreensão da vida social como resultante das condições econômicas e políticas e não da fé. Thomas More e Maquiavel, os humanistas passam a questionar o teocentrismo, até então predominante. Acreditavam que o homem devia ser o centro das investigações filosóficas por ser ele o único ser capaz de conhecer. Os humanistas achavam que no período que compreende a Idade Média, acontecera um retrocesso, porque a humanidade se separara do modelo antigo. Propõe então, a volta ao modelo clássico (grego e latino), uma antropocentrização da arte e das ciências. Com os aparatos tecnológicos que surgiram na época de nossos autores, (tais como e bússola e a pólvora) a antiga visão do mundo já não atendia mais às exigências, a religião em decadência precisava ser repensada. O mundo acordava de seu sono. O homem clamava pelo domínio sobre a natureza.

4) A partir do século XV, o Renascimento possibilitou mudanças profundas na mentalidade da época. Os elementos básicos desta nova mentalidade são:

A

A formação de uma mentalidade laica e a negação do individualismo

B

A formação de uma postura de negação da ciência e valorização do conhecimento mítico.

C

A formação de uma mentalidade laica e a defesa do emprego de métodos científicos

D

A consolidação da mentalidade religiosa e valorização do teocentrismo.

E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com