TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Dissertações: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  2.328 Palavras (10 Páginas)  •  928 Visualizações

Página 1 de 10

“Fundamentos Sociológicos da

“Educação”, sob orientação do.

Professor – tutor à distância

Fernanda Borges

Campinas

2012

A Sociologia da Educação e sua Representação na

Sociedade

INTRODUÇÃO

Neste trabalhoiremos analisar a sociologia da educação como ciência, nos aprofundar sobre seus propósitos e objetivosde estudo. Iremos analisar o processo sócio-educativoe pedagógico ao longo da história, sob as teorias de alguns de seus pensadores. Analisaremos criticamenteas influências na sociedadeda época e também atual, levando em consideração quea sociedade, o ser humanoe, o mundo em que vivemos está emconstante transformação.

Nosso principal foco para as analise criticas será o homem, a sociedade e comoa educação podevir á serum dos principal elo para melhor qualidade de vida do homem. Porém esta última se configura como uma faca de dois gumes, se tornando útil para um pequeno grupo e desfavorável para outro.

CONCEPÇÕES DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade, começa a surgir principalmente no contexto dos séculosXVII e XVIII, mas é nos séculos XIX que se firma como ciência, um grande marco do seu surgimento é a Revolução Industrial.

É uma ciência que pertence ao grupo das ciências sociais e humanas. O objeto de estudo da sociologia engloba a análise dos fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura (as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis), os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.

Através das pesquisas sobre os fenômenos que se repetem nas interações sociais, os sociólogos observam os padrões comuns para formularem teorias sobre os fatos sociais.

Sociologia da Educação para uma compreensão crítica da realidade social, política, econômica.

E cultura na qual a escola e a educação estão inseridas e contribui para uma formação de

Educadores com uma visão crítica que possa formar indivíduos para compreenderem e

Transformarem a realidade onde vivem.

A educação entendida como uma prática social que busca formar indivíduos para a vida em

Sociedade deve proporcionar uma visão que os permita uma compreensão da sociedade em

Todas as suas dimensões.

No Positivismo de Auguste Comte, a grande preocupação da educação é fazer que a formação sujeito tivesse contato com toda a herança social, com toda herança cultural que foi produzida ao longo do tempo, esse contato esse conhecimento será por meio da educação, a fonte será o educador. A educação segundo Auguste Comte deve propor uma hierarquia das ciências, a pessoa deve estudar matemática, biologia, física, biologia, sociologia, a educação precisa formar o ser humano ao culto ao grande ser, ao culto á humanidade. Algumas instituições são importantes no contexto da educação, como exemplo a propriedade, enquanto aquela que permite não só a satisfação das necessidades básicas do indivíduo, mas a sua sobrevivênciano meio social, outra instituição muito importante é a família, pois é nela que se inicia a formação do ser humano, na família se inicia o processo de educação, com a formação moral. No Positivismo o ensino secundário terá senso de formação educativa, de união entre a formação moral e formação científica.

Na Teria do Fato social de Emile Durkheim, a educação é coerciva, traz posturas para serem assumidas na sociedade, tem exterioridade, já que não cabe ao indivíduo decidir-se quer ser educado conforme o padrão social, pois isto já está definido antes do seu nascimento, visto que as regras leis e normas que lhes são ensinadas já existem. A educação tem aspecto geral, da generalidade,porque ela é uma das formas essenciais de cada uma das sociedades fazeremcom que o sujeito seja socializado, a educação é quem deve socializar o sujeito, ela é exercida pelas gerações adultas, sob as gerações que ainda não se encontramperfeitamente preparadas para a vida social. Por meio da educação serão transmitidos valores morais, costumes, regras, regras, tradições, toda uma herança cultural. A escola não só instrui, mas também socializa, prepara o indivíduo para a vida em sociedade e o Estado deve apoiar a escola.

No Marxismo de Carl Max, ele diz que existem intelectuais orgânicos, são aqueles que utilizam seus conhecimentos para transformar a sociedade,fala sobre a necessidade de transformaro senso-comum embom-senso, ou seja, fazer com que todas as ideias sejamanalisadas passe por um senso crítico, sejam criticadas. Sendo assim a educação precisa transformar o sujeito, fazer com que ele por meio do seu senso critica busque as justiça social. A pedagogia vai emancipar os sujeitos, irá conscientizá-los da desigualdade, da opressão das ideologias que querem manipular a sociedade, da alienação que quer retirar os direitos das pessoas. É preciso ensinar as crianças desde a mais tenra idade para que elas não se transformem em mero instrumento de trabalho.

MaxWeber,para ele para que a educação alcance seus ideais é necessário haja que haja o equilíbrio entre a educação carismática, aquela onde não se valoriza a questão do cientista, coma educação especializada para o mercado de trabalho. Faz-se necessário um profissional especializado, que ao mesmo tempo seja um sujeito humano e, não aquele ser robotizado. A escola não pode ser uma simples instituição envolvida somente comdocumentos, leis, normas, regras, não sabendo lidar os sujeitos quetem em suas salas de aula, seres humanos com sentimentos e ideias diferentes uns dos outros.

Bordel na sua obra A Reprodução, diz que a escola reproduz a desigualdade social, reproduz o abismo que há entre as classes sociais, já que o acesso ao conhecimento é.

Distribuído de acordo com a classe social do sujeito, os mais favorecidos financeiramente são favorecidos, enquanto que os menos favorecidos financeiramente ficam excluídos desses conhecimentos. Para Bordel a escola não é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com