TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUGESTÃO DE GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO LIVRO DIDÁTICO

Por:   •  11/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.399 Palavras (6 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 6

SUGESTÃO DE GABARITO DOS EXERCÍCIOS DO LIVRO DIDÁTICO:

Capitulo 1 - Páginas 28 e 29

Questão 1: letra D, porque as relações que indivíduos estabelecem com o seu corpo são de interesse das ciências socais (o que caracteriza erro na alternativa II), e as experiências individuais, até mesmo as que dizem respeito às necessidades físicas, apresentam dimensões sociais, e não apenas biológicas (o que torna errada a alternativa IV).

Questão 2: letra B, porque o olhar sociológico pressupõe o afastamento do senso comum, por meio da adoção de um quadro conceitual e um método de análise próprios das ciências sociais.

Capitulo 2 - Páginas 46 e 47

Questão 1: Padrão sugestivo de resposta:

Na ótica dos europeus os nativos eram vistos eram vistos como seres perigosos, mais próximos aos animais, brutos, imbuídos de uma sexualidade descontrolada, primitivos, com uma inteligência restrita, iludidos pela magia, enfim, seres limitados que precisavam ser ?civilizados? pela cultura europeia. Daí elementos presentes na pintura tais como o canibalismo. Esta visão revela o etnocentrismo dos europeus, que, ao enxergar o mundo a partir de sua própria cultura construía formas perversas de preconceito. Por isso é preciso relativizar, uma tentativa de construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais.

Questão 2: letra B, porque o pressuposto básico do relativismo cultural é compreender os fatos culturais a partir da perspectiva de quem os produz, e não do ponto de vista do observador.

Questão 3: letra B, porque a morte assume diferentes significados nas diversas culturas humanas, não havendo uma única maneira de se lidar com esse fenômeno.

Capitulo 3 - Páginas 72 a 74

Questão 1: letra E, visto que ?chavs? é uma palavra utilizada para depreciar os hábitos de consumo da classe trabalhadora inglesa, e não para exaltá-los, o que torna a alternativa I errada.

Questão 2: letra D, pois, o trabalho feminino contribuía para o aumento da renda familiar, necessária em virtude dos novos padrões de vida impostos pela Revolução Industrial, em especial nas grandes metrópoles.

Questão 3: Padrão sugestivo de resposta: O principal motivo de crescimento dessas duas cidades foi a industrialização, bastante acentuada no decorrer do século XIX, apesar de a revolução industrial na Inglaterra ter-se iniciado no século anterior. A segunda metade do século XIX foi marcada pela 2ª Revolução Industrial, que promoveu não apenas as novas tecnologias, mas também um aumento significativo do número de fábricas e, portanto, de postos de trabalho. A segunda causa é a crise no setor agrário, colocado em segundo plano pelos governantes e burguesia dessas nações e que sofreu a interferência do processo de mecanização, principalmente nas últimas décadas do século, provocando desemprego entre os camponeses que, em um primeiro momento, tendiam a migrar para as grandes cidades.

No trecho: ?(...) o olhar do assaltante ou o do policial, buscando ambos, a sua presa (...)?, podemos observar uma situação cada vez mais comum nas grandes cidades, marcadas pelo banditismo e pela organização da criminalidade, com aumento constante da violência urbana em praticamente todas as grandes metrópoles brasileiras, que têm como contrapartida a ação policial e a preocupação da sociedade civil.

Capítulo 4 - Página 100

Questão 1, letra D, porque o questionamento do grupo sobre um indivíduo que supostamente agiu contra o pensamento coletivo reflete a coerção que a coletividade exerce sobre o ser individual.

Questão 2, letra D, porque uma das premissas do pensamento positivista é a busca da harmonia e da coesão social, o que torna imprescindível a devida compreensão do funcionamento das instituições presentes em determinada sociedade.

Capítulo 5:

Páginas 121 a 123

Questão 1: letra E, pois, como estudado, ?se quisermos entender como uma sociedade produz a si própria, temos que entender a dinâmica de trabalho desta sociedade. As forças produtivas, diz Marx, resultam da energia prática dos homens, mas com um detalhe importante: nós não escolhemos livremente de que forma empregamos essa energia. Ao contrário, nossa energia prática já é resultado das condições em que nos encontramos, ou seja, é uma herança das gerações que vieram antes de nós?. Desta forma, a história é feita por todos, em especial pelos trabalhadores, pois são eles a maioria da população e são os detentores da maior parcela da mão de obra empregada na produção de bens materiais.

Questão 2: letra B, porque as condições materiais de existência são enfatizadas ao se estudar a ideologia, visto que as ideias da classe dominante são apresentadas como ideias universais de uma dada sociedade. Dessa forma, a alternativa III apresenta-se errada.

Questão 3: letra B, pois, como vimos, a expansão do capitalismo em escala universal foi fundamental para a consolidação do domínio da burguesia sobre as demais classes.Daí resultaram as políticas de ocupação de diversas nações , em especial no século XIX, período do auge do imperialismo europeu.

Questão 4: letra D. Na alternativa I afirma-se que a alienação fica restrita ao processo produtivo (alienação econômica). Contudo, a dominação ideológica da classe dominante também se dá em outras esferas da vida social, como na política e na cultura; A alternativa IV está incorreta porque na propaganda e na publicidade de mercadoria ficam implícitas as relações de classe, por meio de linguagem que leva os indivíduos a não perceberem a exploração estrutural no sistema capitalista.

Páginas 138 e 139.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com