TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE DA SAÚDE FINANCEIRA DA COMPANHIA

Relatório de pesquisa: SUSTENTABILIDADE DA SAÚDE FINANCEIRA DA COMPANHIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

Ecoblocos

Este projeto de negócio tem como objetivo apresentar os estudos e a análise de viabilidade de uma industria de blocos reciclados, a Ecoblocos artefatos de Cimento Ltda., que terá seu foco na produção de blocos vasados para construção civil, um produto inovador, que se diferencia dos produtos convencionais na sua composição.

O processo de fabricação é simples e não prejudica o meio ambiente devido não usar a queima para secagem e utilizar material reciclado em sua composição. A tecnologia empregadas na fabricação será em máquinas pneumáticas.

A demanda pelo produto encontra em ascenção, devido o crescimento da construção civil região.

A empresa decidiu atuar no mercado de atacado direcionado a casas especializadas e construtoras, bem como uma estratégia dirigida de distribuição do produto. Tendo como objetivo atingir 12% do mercado regional dentro de um ano.

Um dos principais diferenciais do produto a ser fabricado pela empresa, é a composição do produto. Enquanto seus concorrentes utilizam cimento como materia prima principal, a Ecoblocos utilizará 20% da composição de residuos de construção.

Conforme a projeção de vendas e a composição dos custos da Ecoblocos, o produto deveria proporcionará um retorno financeiro para a empresa.

Apurado o valor de investimento inicial, constatou-se que seria necessário buscar alguma fonte de financiamento para inicar as atividades.

A Ecoblocos Artefados de Cimento Ltda., possui produto próprio gerado ou copilado pela própria empresa.

Sua missão é:

PRODUZIR DE FORMA SUSTENTÁVEL, COM ALTA PERFORMANCE OS PROCESSOS E OFERECER ATENDIMENTO DIFERENCIADO AO MERCADO.

MANTER UMA ESTRUTURA DE GESTÃO ALTAMENTE PROFISSIONALIZADA;

SUSTENTAR A SAÚDE FINANCEIRA DA EMPRESA;

INCORPORAR EMPRESAS TRADICIONAIS, AFIM DE AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO DA EMPRESA NO MERCADO.

Para que o projeto da pudesse ser viabilizado foi necessário que se estabelecesse uma parceria com construtoras do setor, reaproveitando as sobras de materiais.A necessidade de preservar o meio ambiente juntamente com um projeto que obtenha uma lucratividade numa demanda de produtos crescente, é o objetivo da implantação de um projeto de produção de blocos ecológicos. É visada a sustentabilidade das atividades, adquirindo conceitos e soluções técnicas para o processo produtivo.

A análise de mercado da empresa foi feita com base em fontes secundárias (principalmente através de internet) e em pesquisa com empresas e fornecedores do ramo.

O setor no qual a empresa pretende ingressar é bastante competitivo. O preço, a durabilidade e a distribuição dos produtos são os fatores críticos de sucesso. A empresa vê restrições em seu nicho de mercado devido apresentar um produto feito de material reciclado, porém pretende associar a imagem do seu produto a um produto sustentavelmente correto e de fácil acesso.

Entre as oportunidades identificadas neste ramo de negócio destacam-se: Grande demanda habitacional na região nordeste brasileira, mão de obra abundante, crescimento do mercado consumidor e mercadoria disponível de baixo custo.

Entre as principais ameaças para a empresa estão: Concorrência com empresas já estabelecidas, alta demanda do produto e a não aceitação do produto devido a utilização de material reciclado.

- Benefícios Ambientais: Os benefícios são conseguidos não só pela diminuição da deposição de resíduos em locais inadequados, como também pela redução de extração de matéria-prima em jazidas, o que nem sempre é adequadamente fiscalizado. Reduz-se, ainda, a necessidade de destinação de áreas públicas para a deposição dos resíduos;

- Benefícios Econômicos: As experiências indicam que é economicamente vantajoso substituir a deposição irregular do resíduo pela sua reciclagem. Estima-se que o custo da reciclagem significa cerca de 25% desses custos. A produção de agregados com base no resíduo pode gerar economias de mais de 80% em relação aos preços dos agregados convencionais. A partir deste material é possível fabricar componentes com uma economia de até 70% podendo variar de acordo com gastos indiretos, a tecnologia empregada nas instalações de reciclagem, custo dos materiais convencionais e custos do processo de reciclagem implantado.

- Benefícios Sociais: O emprego do material reciclado em programas de habitação social traz bons resultados, com a redução significativa dos custos de produção da infraestrutura e das unidades em si. Atualmente, o volume gerado pelos resíduos é considerado grande, ocupando portanto muito espaço nos aterros; seu transporte, em função não só do volume mas do peso, torna-se caro. A reciclagem e o reaproveitamento do resíduo são, portanto, de fundamental importância para o controle e minimização dos problemas ambientais causados pela geração de resíduos, e para seu reaproveitamento na criação de diversos produtos com valor agregado.

Identificar os tipos de blocos que

...

Baixar como  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »