TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde pública

Artigo: Saúde pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 6

Análise sobre Paradigma do Consenso e Paradigma do Conflito

Paradigma do conflito Fortemente influenciado pela obra se Friedrich Engels e Karl Marx, enfoca o objeto de estudo a partir de seus processos de organização econômica, buscando compreender a gênese e o desenvolvimento do modo de produção para assim explicar o processo de organização social. Representado por Marx, o paradigma do conflito enxerga a escola como uma instituição que impõem valores e que, portanto, gera conflitos entre professores e alunos. Os ditos professores seriam representantes da cultura dominante e os educando da cultura local, desmotivando a aprendizagem, já que usam linguagens e possuem valores diferentes. Diante dos inevitáveis conflitos, a escola necessita exercer controle sobre os jovens para efetivar o processo cognitivo. No entanto, a tentativa de controle cria um conflito ainda maior que ameaça a existência da escola como instituição, originando um círculo, pois a força o acirramento do controle coercitivo para garantir a ordem, ao passo que este gera mais conflitos.

Paradigma do consenso fortemente influenciado pela obra do sociólogo francês Emile Durkheim, privilegia o enfoque do objeto de estudo em busca de suas leis gerais de organização e funcionamento pretendendo estabelecer os pontos de consenso no interior do sistema social. para o paradigma do consenso, os valores em comum e a cooperação entre professores e alunos é essencial para que a escola funcione. A palavra chave é integração. Dentro desta concepção, além de ensinar conteúdos, a escola deveria moralizar e, para tal, punir as infrações as normas.

O Paradigma do conflito é útil no sentido de que ele revela as tensões e oposições da escola. O estudo sobre o paradigma do consenso, passa a analisar os autores e as teorias que se filiam ao paradigma do conflito. Comenta a visão marxista sobre educação e, depois, concentra-se nos autores da corrente neo-marxista, defensores da ideia de que o desempenho escolar está ligado às origens culturais.

A escola segundo os paradigmas do consenso e do conflito bem mais curto, mas nem por isso menos profundo, De modo geral fica a ideia de que a escola é uma instituição que impõe certos padrões e valores ao alunado e que, por ser uma entidade naturalmente complexa, equilibra-se entre o consenso e o conflito. Se, por um lado, o consenso diz que a escola é uma agente da transformação do indivíduo e do ordenamento das relações sociais, por outro lado, Levy argumenta que o verdadeiro objetivo da instituição escolar é preparar o jovem para a aceitação de seu fracasso.

O paradigma do conflito na sociedade brasileira, na qual a educação superior é vista como um processo de qualificação do indivíduo para ocupar posições sociais elevadas e a semidesorganização social das escolas repassa a idéia de que será o conflito o resultado da maioria das pedagogias existentes de muitos contextos sociais onde a escola funciona? Concordo que o reconhecimento por ambos os lados de que suas diferenças podem ser contornadas por meio de um sistema de normas.onde um sistema compartilhado de regras estabelece limite e regulamenta o conflito. Outra parte importante é o processo de identificação particularmente forte, quando os alunos são crianças,o professor molda sua classe e é por ele moldado.

Considerações Finais

Conclui-se com o desenvolver da análise sobre os paradigmas do consenso e do conflito que umas das principais concepções de educação, estão vinculadas a eles. O paradigma do consenso diante várias teorias que explicam a educação, destaca-se aquela vinculada ao funcionalismo. De caráter conservador, o funcionalismo percebe a sociedade como várias partes interdependentes que, desempenhando funções especificas, devem ajudar na manutenção do equilíbrio social. Preservando assim as estruturas sociais e não o individuo. E nessa visão a educação é concebida como fator de equalização social. Vinculada ao paradigma do consenso, no século XX nas primeiras décadas, nessa concepção a educação escolar era vista como “salvadora” de todos problemas sociais.

Para o teórico Émile Durkhein (1858-1917), a educação apenas alcançará seus objetivos plenos se for realizada de acordo com os interesses que a sociedade estabelece como condições necessárias à sua própria manutenção.

Na visão funcionalista, a educação é reduzida a um mecanismo adaptativo do homem à sociedade, restringindo-se à mera transmissão de conhecimentos, fazendo com que tradições e regras sociais sejam defendidas, com o objetivo de manter o equilibro social. Na concepção de Karl Mannhein que, defendendo a necessidade técnicas sociais para o planejamento de uma sociedade democrática, vê a educação como uma dessas principais técnicas. Onde prepara o individuo para viver numa sociedade que seja o resultado de um planejamento democrático e racional.

Mas como o tempo não para, e as transformações políticas, econômicas e sociais aconteceram e acontece a todos os momentos, fizeram que a educação fosse pensada e vivida de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com