TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Senso Comum - Fundamentos Das Cienicas Sociais

Exames: Senso Comum - Fundamentos Das Cienicas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2013  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Curso de Direito

2013.1

SENSO COMUM, SOCIEDADE E CULTURA

Rio De Janeiro

15/04/2013

O Que é Senso Comum?

Em nossa conversa diária com as pessoas surge uma série de opiniões sobre os mais variados assuntos. Na maioria das vezes, essas opiniões informais, que ouvimos ou emitimos, refletem conhecimentos vagos, superficiais, ou ingênuos a respeito do que abordamos. Isto é, conhecimentos poucos profundos, adquiridos ocasionalmente no cotidiano, sem uma procura séria e reflexiva por parte das pessoas. O senso comum, enquanto princípio de sociabilidade constitui o acordo mínimo exigível para que qualquer sociedade funcione como tal; ele assegura a coesão indispensável para que se possa falar de comunidade e de vida coletiva.Ele é princípio de equilibrio, essencial a toda a sociedade, entre a dimensão do indivíduo e a dimensão do coletivo ou dito de outra forma, da sujeição do indivíduo às normas da vida coletiva, o que é bem óbvio.O senso comum é também o senso tradicional. Costumamos dizer: "sempre foi assim" para justificar um procedimento que nos criticam.

Podemos dizer que faz parte do senso comum uma infinidade de “frases feitas’’, repetidas irrefletidamente, no cotidiano, sem saber os seus significados reais; exemplo: “Homem que é home não chora; Querer é poder; Filho de peixe, peixinho é; Deus é a única esperança’’ e etc. Esse tipo de conhecimento mediano, compartilhado pela maioria das pessoas, constitui o chamado Senso Comum. Para concluir, o que vem a ser senso comum, é um vasto arsenal de fatos, experiências, observações, aprendizados que acumulamos durante a nossa trajetória. Apesar dessa definição, o senso comum é difícil de descrever, pois não há um sentido lato, apenas o que vemos no dia-a-dia.

O Senso Comum tem duas características bem fortes : uma é que ele é prático, a outra é que ele não é conhecimento formal. A primeira significa que o senso comum quer encontrar as respostas e não quer saber como se chegou a essas respostas. As pessoas não precisam saber o por que para usarem o conhecimento obtido. Exemplo, você não sabe como Pitágoras chegou a sua famosa fórmula ( e provavelmente nem quer saber ) , mas a usa . O Senso Comum tenta lidar e aceitar o mundo simplesmente do jeito que o conhecemos. A segunda característica é de que é algo totalmente generalizado. Não dá para colocar em um padrão e ao mesmo tempo é algo de cada um. O que é normal para você, pode não ser para outros. Se você levasse para outra cultura o que para nós brasileiros é senso comum, para outros pode ser repugnante. É o tipo de coisa que surpreende e faz pensar.

Pelo senso comum, cultura é a educação formal (escola) que uma pessoa tem. Mas é claro que esse conceito está errado, pois todos os povos possuem sua cultura, até mesmo aqueles que não freqüentam uma educação formal. A cultura, em seu significado real é a maneira de ser, sentir, agir, pensar, de um povo, a maneira simbólica que esse povo usa para transformar a natureza a seu favor; Todo grupo social é portador e transmite a sua própria cultura. Cultura pelo senso comum é a "Cultura Erutida”. E é restrita apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com