TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Servico Socia~l

Dissertações: Servico Socia~l. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutora:

Aluno: Marilia Gomes RA:

Disciplinas norteadoras: FAMÍLIA E SOCIEDADE,

SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO

!ª SÉRIE

CATALÃO/GO

2015

INTRODUÇÃO

O objetivo desta ATPS é a produção de um texto que apresente em que deve se pautar a ação do assistente social no atendimento às demandas da família na sociedade contemporânea, Refletir sobre a família e a sua inserção na sociedade, compreendendo o papel do assistente social no atendimento às demandas advindas desde o processo de socialização.

CONCEITO DE FAMÍLIA APRESENTADO NO TEXTO E AS MUDANÇAS QUE A CONTEMPORANEIDADE TEM TRAZIDO SOBRE AS RELAÇÕES FAMILIARES.

O conceito de família se ajustou à medida que as transformações sociais se despontaram.

Os grupos familiares devem ser compreendidos pelos laços de afinidade que os une. A família é uma constituição, e representa uma estrutura fundamental na sociedade.

A Política Nacional de Assistência Social de 2004 reconhece que “a família, independente de seu formato, é a mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade e geradora de modalidades comunitárias de vida”.

A finalidade da família para a sociedade é permitir que seus integrantes desenvolvam de forma plena a sua personalidade para que possam assim, cada qual com sua individualidade, mas alicerçada em elos comuns e indossociaveis-afeto, atingir a felicidade.

São muitas as mudanças que a contemporaneidade tem trazido sobre a família. Podemos dizer que não existe uma única configuração familiar diante de tantas mudanças.

Um dos aspectos dessa mudança é que passa a existir um maior convívio entre as gerações, gerando assim também mais conflitos.

Ocorreu também a inserção da mulher no mercado de trabalho, o controle da redução do número de filhos, os exames de DNA.

Uma nova representação construída sobre os papéis feminino e masculino; a multiplicação da família monoparental; o crescimento do número de mulheres como chefes de famílias; o aumento do divórcio/separações e de recasamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com