TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviço Socil E A Política No Brasil

Monografias: Serviço Socil E A Política No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2013  •  3.871 Palavras (16 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 01

DESENVOLVIMENTO 02

03

CONCLUSÃO 04

REFERÊNCIAS 05

INTRODUÇÃO

Serviço Social é uma profissão dinâmica que possui um curto, mas belo processo histórico. Seus fundamentos foram estruturados no final do século XIX, quando se consolidou o processo de industrialização, conhecido na história da humanidade como Revolução Industrial.Tal ‘revolução’ facilitou a consolidação do capitalismo, que ainda no final daquele século, adquiriu um novo perfil, deixando de lado seu aspecto concorrencial para adquirir seu estágio monopolista, gerando, desta forma, significativos impactos na estrutura societária.

Nesse cenário de grandes questões sociais, surgiram as bases estruturadoras do Serviço Social, que, durante muito tempo, esteve a serviço da burguesia, recebendo forte influência da doutrina social, desenvolvida pela Igreja Católica.

No Brasil é por volta de 1936, quando se iniciou o processo de industrialização intensa e urbanização no país. Ela trouxe inovações tecnológicas, trazendo consequências para os operários. As industrias surgiram e o povo do campo migrava para o meio urbano com esperança de ter um sustento melhor. Com isso a cidade cresceu muito e sem condições de manter o povo necessitado, começaram então, a surgir problemas sociais como ; fome, escassez de moradia, violência e doenças.Dai nasceu a questão social.A igreja católica usou á ação social, ou seja o serviço social para recuperar seu controle e domínio na sociedade. Ela queria o controle e impor o seguimento das suas doutrinas.

Em 1920 ela investiuna açãos ocial. Em 1930 foi marcada por um trabalho mais intenso. E no ano de 1932 em São Paulo surgiu o CEAS ( centro de estudo e ação social) curso para moças com a intençao de promover á ação social.O Serviço Social no Brasil precisa de profissionais comprometidos com a justiça social.

Por isso, podemos dizer que, o Serviço Social se apresenta como uma profissão profundamente associada à história da sociedade, e dessa forma, a profissão precisa se moldar conforme as mudanças da sociedade. Se renovando sempre que preciso, para fazer um trabalho com excelência e ter resultados de sucesso

01

DESENVOLVIMENTO

A intervenção estatal nas relações de trabalho e a emergência de uma nova mentalidade,em decorrência do desenvolvimento industrial e do avanço das ideias democráticas,impulsionados, sobretudo, pelo movimento operário internacional que pressiona pelo reconhecimento dos direitos sociais dos trabalhadores. Assim, os modernos sistemas de proteção social,montados para responder a questão social, produto do conflito da relação entre capital e trabalho, foram estabelecidos após a Primeira Guerra Mundial, sendo que o Brasil não fugiu aessa regra.

O Brasil na década de 1980 passou por grandes e profundas transformações tanto no âmbito econômico – mudanças caracterizadas principalmente pela recessão econômica vívida no momento, ampliando a dívida externa – quanto no âmbito político – transição de regime político, antes ditadura e caminhando para um modelo democrático e liberal. Essas transformações ocorreram simultaneamente e o período foi evidenciado pelo contraste entre as demandas sociais que cresciam devido à crise vívida e as restrições financeiras do Estado para atender essa crescente demanda. Porém, ressaltamos, mesmo frente às crises vividas nesta fase, à década de 1980 terminou com o saldo positivo no que diz respeito a direitos garantidos, com a promulgação da Nova Constituição Federal em 1988. A Constituição Federal garantia a universalidade da cobertura e do atendimento, a uniformidade dos benefícios, introduzido ainda que teoricamente o referencial de universalização dos direitos sociais, além de um novo modelo para o Sistema de Seguridade Social – previdência, saúde e assistência social –, onde podemos ressaltar a integralidade da política de Seguridade Social, bem como os princípios próprios e os diferentes objetivos: a assistência social e a saúde independem de contribuição, e a previdência, pressupõe contribuição. O projeto ideopolítico, marcado pela ruptura ao conservadorismo, materializa-se em três colunas, que individualmente tem seu papel nesta construção: o Código de Ética Profissional (1993) – constitui-se em direitos e deveres dos assistentes sociais, segundo princípios e valores humanistas, guias para exercício profissional –, a Lei que regulamenta a profissão (Lei n° 8.662/93) – representa a institucionalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com