TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre Durkheim

Exames: Sobre Durkheim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  219 Palavras (1 Páginas)  •  263 Visualizações

De acordo com Durkheim, a consciência de cada indivíduo, ao unir-se com as dos outros, dá origem à consciência coletiva, ou seja, à consciência da sociedade. As atitudes tomadas por cada indivíduo dentro dessa dita consciência coletiva se difere daquelas que seriam tomadas caso ele estivesse isolado. Embora cada indivíduo possua sua própria consciência, percebe-se no interior de grupos que há uma estandardização de costumes.

Émile Durkheim também subdivide a sociedade em dois tipos: sociedade de solidariedade mecânica e sociedade de solidariedade orgânica. A sociedade de solidariedade mecânica é marcada por uma pequena divisão do trabalho social onde há cobrança por homogeneidade dos indivíduos, como por exemplo, nas sociedades pré-capitalistas; já na sociedade de solidariedade orgânica existe uma grande divisão entre os indivíduos que, por isso, são interdependentes, garantindo a união social. Nesta classificação se inserem as sociedades capitalistas onde a consciência coletiva não é tão marcada como naquela.

Já Marx teoriza que a sociedade seria composta por classes sociais que se organizam hierarquicamente conforme seu poder econômico e as relações de produção que é o modo como o homem se compõe para produzir. A estrutura de classes sociais condiz com a divisão social do trabalho.

Karl Marx compra a sociedade a um edifício em que a infraestrutura seriam as forças econômicas enquanto a superestrutura significaria as ideias e costumes, por exemplo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com