TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre Sociologia

Ensaios: Sobre Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  3.799 Palavras (16 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 16

Sociologia: O que é?

Sociologia é a ciência que estuda as relações entre as pessoas que pertencem a uma comunidade ou aos diferentes grupos que formam a sociedade, englobando os fenômenos de interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura, as camadas sociais, a mobilidade social, os valores, as instituições, as normas, as leis, os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.

Como surgiu?

A sociologia surgiu no século XVIII como disciplina de estudo sobre as consequências de dois grandes acontecimentos, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que causaram profundas transformações econômicas, políticas e culturais na sociedade daquele período.

O termo sociologia foi utilizado primeiramente com o filósofo francês Auguste Comte no seu Curso de Filosofia Positiva, em 1838, na tentativa de unificar os estudos relativos ao Homem, como a História, a Psicologia e a Economia. A corrente sociológica positivo-funcionalista, fundada por Comte, foi mais tarde desenvolvida por Émile Durkheim.

Estigma, Preconceito e Minoria Social.

Preconceito - É um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória, perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento.

Minoria - é todo grupo social, racial, cultural ou de nacionalidade, autoconsciente, em procura de melhor status compartilhado do mesmo habitat, economia, ordem politica e social com outro grupo que é dominante e que não aceita os membros do primeiro em igualdade e condições.

Estigma - É um termo recorrente na medicina e biologia pois se trata de marcas e sinais físicos aparentes que restaram de uma doença ou deficiência. Na sociologia, uma pessoa carrega um estigma quando por algum motivo, é portador de algo que pode torna-lo alvo de preconceito.

"Os que constroem ou aceitam preconceitos, constroem e aceitam estigmas. Ambos - preconceitos e estigmas - promovem e naturalizam palavras ou ações violentas. Essa construção pode ser a origem e o inicio da violência (...) Cada indivíduo é singular, é diferente, é unico em suas caracteristicas, respeita-lo, qualifica-lo, acolhe-lo, não é uma concessão, mas sim um direito; esse direito é social, é politico, é de cidadania." - Mary Rangel.

A constituição Federal do Brasil de 1988 tornou criminosa qualquer postura de preconceito racial e grupos de construção de identidade têm-se fortalecido na luta contra toda expressão de discriminação.

O mundo em que vivemos é marcado pelo multiculturalismo e pela convivência entre grupos etnicos diferentes. Assim, politicas de inclusão social contam com a dissolução da discriminação.

Inclusão social é um termo termo utilizado ao fazer referência à inserção de pessoas com algum tipo de deficiência às escolas de ensino regular e ao mercado de trabalho, ou ainda a pessoas consideradas excluídas, que não tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade.

O processo de inclusão social de pessoas com necessidades especiais tornou-se efetivo a partir da Declaração de Salamanca, em 1994, respaldada pela Convenção dos Direitos da Criança (1988) e da Declaração sobre Educação para Todos (1990).

Os projetos de inclusão social de maior repercussão são os seguintes:

- O processo de inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais nas escolas de ensino regular;

- A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho nas empresas com mais de cem funcionários, proporcionalmente.

- O sistema de cotas para negros, índios e estudantes egressos da escola pública nas universidades;

Raça, Etnia e Racismo:

Raça é uma categoria construida há pouco tempo e não tem muita relação com a natureza humana mas com interpretações acerca da diversidade. A idéia de raça surgiu no século XVIII antecedida por vagas noções de descendencia formuladas na Bíblia.

Etnia é caracterizada por fatores culturais, como tradição, lingua e identidade. Os membros de uma etnia compartilham de valores culturais próprios e se comunicam por meio de uma lingua que é também própria. As pessoas que constituem essa população se identificam e são reconhcidas pelos outros como membros da etnia.

"Brasil tem uma grande diversidade étnica que - longe de ser um problema - resultou em uma riqueza cultural que se expressa por intermédio das artes, musica, culinária e crenças e do próprio modo de ser dos brasileiros." - Roque de Barros Laraia (antropólogo)

Racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar, em que se dá grande importância a noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas as outras, onde existe a convicção que alguns indivíduos e sua relação entre caracteristicas fisicas hereditarias e determinados traços de carater e inteligencia ou manifestações culturais são superiores a outros. Não é uma teoria cientifica mas sim um conjunto de opiniões preconcebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biologicas entre os seres humanos onde alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz social.

"O racismo começa quando a diferença, real ou imaginária, é usada para justificar uma agressão. Uma agressão que assenta na incapacidade para compreender o outro, para aceitar as diferenças e para se empenhar no diálogo." - Mario Soares, antigo presidente de Portugal.

- Legislação que proibe as discriminações no exercicio de direitos, por motivos baseados na raça, cor, nacionalidade ou origem etnica: Lei nº 134/99, de 28 de agosto; Decreto-Lei nº 111/2000, de 4 de julho.

Globalização e Sociedade:

Globalização é a interligação do mundo ou o processo de aprofundamento da integração mundial, particularmente economica, com repercussões no plano social, cultural e politico.

Trata-se de uma nova fase de produção capitalista e de sua expansão baseada na formação de uma "aldeia global". Ocorre a invasão de mercadorias, informação, pessoas, serviços e tecnologias de várias partes do mundo em diversos lugares.

Pode-se dizer que o mundo está em processo de globalização desde o inicio da história. As viagens, as guerras, a expansão maritima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com