TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socialismo

Artigo: Socialismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

1) Explicite o contexto sócio-histórico abordando no filme "Daens: um grito de justiça", de forma a caracterizar o capitalismo do século XIX.

O contexto sócio- histórico abordado no filme Daens : Um grito de justiça retrata exatamente o contexto do surgimento do Serviço Social. O capitalismo do século XIX era monopolista, ou seja, o poder estava nas mãos dos burgueses e esse poder era usado para a exploração do trabalho. No filme é evidente essa exploração com o trabalho de mulheres e crianças em fábricas com péssimas condições de trabalho, e assim, trabalhavam em condições precárias, com jornadas de trabalho intensa, de quinze horas e recebiam baixos salários ; a desigualdade de classes onde destacava a exploração da maioria pela minoria, a riqueza se concentrava nas mãos da classe dominante- a burguesia, enquanto a classe trabalhadora vivia em condições de pobreza extrema, na miséria, passavam fome. No filme mostra a família da Nett, uma jovem trabalhadora, tendo como refeição somente batata.

O domínio da igreja-conservadora com poder dominante, fazia com que os trabalhadores mantivessem a “ordem social” e aceitassem viver na pobreza e miséria segundo “a vontade de Deus”. No filme podemos ver a missa rezada em latim, com o padre de costas para os fiéis e a divisão das classes onde os pobres ficavam atrás enquanto os ricos sentavam- se a frente e os sermões eram sempre buscando o equilíbrio nas relações entre patrões e empregados, ou seja, retratando a subserviência.

A caridade é outra característica de estratégia da classe burguesa auxiliada pela Igreja. Essa prática era utilizada também para não haver questionamentos da ordem capitalista e garantir o lucro nas mãos dos capitalistas. Vimos no filme, a distribuição para os pobres dos “sopões de caridade” realizado pelas damas da alta classe.

A repressão policial também foi usada para utilizar sua força disciplinadora e desmobilizar o movi

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

mento do proletariado. No filme mostra uma tentativa de mobilização por parte dos trabalhadores que saem carregando a criança morta na fábrica, esmagada pelas máquinas, por trabalhar demais sem descanso e tomados pela injustiça. Estes realizaram um ato de protesto mas os policiais montados em cavalos partem para a violência batendo e até mesmo matando para que acabasse ali tal reivindicação.

2) Com base no diálogo texto entre os textos de Martinelli e o supracitado filme, construa um texto argumentativo explicitando como a questão social vem abordada em "Daens: um grito de justiça". Dê exemplos com base nas cenas do filme.

Segundo relata Martinelli em seu livro Identidade e Alienação:

“Quanto ao capitalismo, modo de produção profundamente antagônico e pleno de contradições, desde o início de sua fase industrial instituiu-se como divisor de águas na história da sociedade e das relações entre os homens .Embora suas origens possam ser buscadas no crepúsculo do mundo feu ...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com