TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socialização

Projeto de pesquisa: Socialização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

RESPOSTAS

1. É através da socialização que o ser humano se torna um ser social, pensante e atuante, devido a assimilação da cultura, das normas, dos comportamentos e das condutas do grupo social em que está inserido. A socialização de um indivíduo tem início ao nascer, pois já encontra um grupo social estruturado, e é ao nascer que começa a receber uma série de influências desse grupo onde nasceu, as maneiras de falar, de vestir, de comer, como tantas outras, e à medida que vai crescendo essas influências que recebe vai se unindo com tantas outras que vai adquirindo no decorrer de sua vida, fazendo com que se integre cada vez mais como membro dessa sociedade. Sem o contato com um grupo social, dificilmente será desenvolvido neste indivíduo as características consideradas humanas.

A vida em grupo possibilita crescimento, aponta oportunidades, consola nos momentos difíceis. Mas nem sempre a convivência é simples.

2. Socialização é a assimilação de hábitos característicos do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria. É um processo contínuo que nunca se dá por terminado, realizando-se através da comunicação, sendo inicialmente pela "imitação" para se tornar mais sociável.

O processo de socialização inicia-se após o nascimento, e através, primeiramente, da família ou outros agentes próximos da escola, dos meios de comunicação de massas e dos grupos de referência que são compostos pelas nossas bandas favoritas, atores, atletas, super-heróis, etc.

A socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade.

3. O conceito de personalidade numa perspectiva mais sociológica que psicológica, tem a sua origem na constância que se observa no comportamento do indivíduo durante um período de tempo e numa gama de situações diferentes. Ou seja, é o perfil apresentado por um determinado individuo, onde a sua conjuntura civil, ideológica, moral, pessoal, seu modo de agir, seu comportamento no entorno da sociedade são emitidos extrinsecamente.

A personalidade de certo individuo é a reflexão de um complexo de fatores desde o fisiológico ao psicológico, ela é a combinação da constituição temporal e fruto da construção do caráter e temperamento individual, estes latentes em cada um de nós.

4. Creio que o homem adquire ao longo de sua vida uma personalidade própria, onde ela é moldada conforme as experiências e influências de seus educadores, seus costumes, sua cultura, que desenvolvem no meio social e em sua vida pessoal, adquiridas através de suas experiências vividas.

5. Sim, com certeza, pois tudo está relacionado e depende dos hábitos culturais de cada sociedade, onde existem regras e padrões. Um exemplo claro disso, é o carnaval, que no Brasil é absolutamente comum, sendo uma cultura do nosso país e já em países como os de origem muçulmana, por exemplo, é totalmente anormal e proibido as mulheres exporem os seus corpos. Ou seja, os costumes são padrões essenciais para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com