TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Socializa Jovem

Por:   •  31/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  54 Visualizações

Página 1 de 2

A tecnologia da informação e a digitalização mudaram definitivamente a forma comoas pessoas trabalham, estudam e se comunicam. Diante disso, o processo de ensino-aprendizagem passou a contar com novas práticas e formas de abordagem. É o que observamos com as metodologias ativas que são estratégias de ensino baseadas no objetivo de estimular os estudantes a aprenderem de forma participativa, colaborativa e, ao mesmo tempo, autônoma.

As metodologias ativas preparam o aluno para a vida real e profissional, desenvolvendo habilidades importantes . No geral, elas auxiliam os aprendizes a desenvolver pensamento crítico e proativo, além disso, desenvolve nos alunos o senso de responsabilidade e criatividade, empatia, habilidades para se trabalhar em equipe, desenvolve autonomia e gera protagonismo.

Dentre os seus princípios , de acordo com os estudos de Diesel, Marchesan e Martins (2016) as Metodologias Ativas têm como principais elementos: o aluno como centro; a autonomia; a reflexão; a problematização da realidade; o trabalho em equipe e o professor como mediador.

Vale ressaltar , que não necessariamente qualquer metodologia ativa deve sempre ser utilizada, pois seu uso deve ser adequado ao objetivo de aprendizagem, ao conteúdo que será trabalhado, ao perfil dos alunos e ao contexto de ensino em que se insere. Dessa forma, é importante que o uso de uma metodologia ativa seja sempre baseado em uma reflexão crítica sobre sua adequação ao contexto específico, e que haja um equilíbrio entre o uso de diferentes abordagens pedagógicas, para que se possa alcançar os objetivos de aprendizagem de forma mais eficaz.

Por fim , acredito que o uso das matodologias ativas em sala de aula é uma ótima estratégia para capacitar os estudantes a enfrentar as diversas situações da vida , pois utilzando os recursos certos , podem contribuir para que desenvolvam habilidades sociais , pessoais e tecnológicas. Além disso , essa estratégia de ensino contribui para tornar as aulas mais atraentes , por meio de atividades que estimulem o estudante a debater , refletir , pesquisar e , dessa forma , construir o conhecimento através da sua aplicação em situações práticas , contextuaizadas e aplicáveis aos seu dia a dia .

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS :

Eleva plataforma de ensino .Metodologias Ativas : entenda como elas auxiliam o aprendizado ,4 de agosto de 2021.Disponível em :https://blog.elevaplataforma.com.br/metodologias-ativas/

Time de Conteúdo. Sesi Senai . Metodologias ativas : características , vantagens e exemplos,23 de Janeiro de 2023. Disponível em: https://blog.sesisenai.org.br/metodologias-ativas/

SAS Plataforma de Educação .Metodologias ativas : conheça os Benefício s desse modelo . Disponível em : https://blog.saseducacao.com.br/metodologias-ativas/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com