TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Anonima

Trabalho Universitário: Sociedade Anonima. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 4

Entende-se que sociedade empresaria é uma forma de gerar lucros individuais e prestação de serviços. Ela pode ser individual, porém uma única pessoa não consegue sozinha mantê-la, pois não requer apenas do capital, mas também de ajuda como infraestrutura e tempo. A sociedade anônima é a empresa, e não os sócios, donos ou funcionários.

A diferença entre sócios e empresários é que os sócios não comercializam, ele apenas recebe o lucro do produto, já o empresário ele comercializa o produto ou serviço.

A partir do momento que a sociedade de anônima juridicamente passa a existir ela se torna uma nova pessoa. Quando então surge essa nova pessoa a sociedade é separada os bens pessoais dos patrimoniais, então caso haja o fechamento da sociedade empresarial os bens pessoais dos sócios não entram para pagamentos de dividas, mas os bens investidos respondem pelas dividas.

No inicio do período colonial, as sociedades anônimas não podiam ser criadas e sim nomeadas pelo poder real ou imperial. Já por volta do ano de 1.849 podia ser criada a sociedade anônima, porém precisa da aprovação do poder real. Em meado dos anos de 1.882 ocorreu o regime de liberdade, ou seja, qualquer pessoa de disponha de uma idéia e capital pode executa-la, mas com autorizações de vários órgãos públicos. Além da criação da sociedade anônima, a empresa tem responsabilidades sociais com a população e meio ambiente.

As sociedades anônimas são divididas em duas partes, as abertas e as fechadas. As abertas são divididas em ações e seu valor varia de acordo com o mercado de ações mundial, onde o maior acionista recebe a maior parte em valores. Ao contrario a sociedade anônima fechada não depende do mercado financeiro mundial, sendo que os lucros são divididos igualmente aos sócios.

Conclui-se que sem as sociedades anônimas não teríamos os desenvolvimentos econômicos e sociais adquiridos para a evolução do país, depois que foram autorizados criações das sociedades, obtivemos a evolução no cenário brasileiro tanto pela expansão de produtos e serviços prestados e a valorização do mercado financeiro, gerando empregos diretos e indiretos, criando responsabilidades sociais com o meio ambiente e com o próximo, fazendo com que o Brasil seja um país independente em vários aspectos, sendo políticos, econômicos, sociais.

Formas de constituição jurídica A empresa é comumente definida como uma unidade básica do sistema econômico, cuja principal função é produzir bens e serviços.

Cooperativa Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizadas de forma democrática, isto é, contan¬do com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.

Associação E uma organização resultante da reunião legal entre duas ou mais pessoas, com ou sem personalidades jurídicas, sem fins lucrativos para a realização de um objetivo comum.

Fundação Fundação publica são entidades dotadas de personalidades jurídicas de direito publico ou de direito privado dependendo de lei instituidora, sem fins lucrativos, criadas em virtudes de autorização legislativa para o desenvolvimento de atividades de interesse publico, como educação, cultura pesquisa, sempre merecedora de amparo legal. São criados por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com