TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade E Diversidade No Contexto Educacional

Dissertações: Sociedade E Diversidade No Contexto Educacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  2.350 Palavras (10 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA.

A DIVERSIDADE .

Itapeva/SP

2.013

A DIVERSIDADE .

Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Sociedade e diversidade no contexto educacional;Processo Educativo no contexto Histórico Filosófico,Cominicação e linguagem;Seminário I].

Prof. Prof. Okçana Battini;Fabio Luíz da Silva;Márcia Bastos;Lilian Salete A.M.Lima

Tutora da sala:Ana Laura Scavassim Vaz Mattos.

Itapeva/SP

2.013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO...................................................................................5,6

2.1Diversidade Histórica...................................................................................6

2.2 Diversidade Linguística..............................................................................7

2.3 Diversidade Cultural.................................................................................8 3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO...................................9

3.1 IMAGEM (DIVERSIDADE HISTÓRICA).......................................................9

3.2 IMAGEM (DIVERSIDADE LINGUISTICA)................................................. 10

3.3 IMAGEM (DIVERSIDADE CULTURAL)..................................................... 10

4 CONCLUSÃO.................................................................................................11

5 REFERÊNCIAS.............................................................................................12

1. INTRODUÇÃO

A diversidade (do latim diversĭtas) é uma noção que se refere à diferença, à variedade, à abundância de coisas distintas ou à divergência. Por exemplo: “O Jardim Zoológico de Lisboa apresenta uma ampla variedade de espécies animais”, “A variedade de pratos à escolha neste restaurante é impressionante”, “Quem me dera ter uma variedade de camisas mais ampla para poder escolher a mais apropriada para cada ocasião”.

A diversidade cultural faz alusão à convivência e interação entre diferentes culturas. A existência de múltiplas culturas é considerada como um ativo importante da humanidade pelo fato de contribuir para o conhecimento. Cada pessoa, por outro lado, tem o direito a que a sua cultura seja respeitada tanto por outras pessoas como pelas autoridades.

Em muitas ocasiões, a sobrevivência de uma cultura vê-se ameaçada pelo avanço de outra cultura com vocação hegemónica. Nestes casos, o governo e as instituições devem proteger a cultura que tiver menos poder de modo a garantir a sua subsistência, assegurando, por conseguinte, a diversidade cultural.

2. DESENVOLVIMENTO

O mérito de Durkheim aumenta ainda mais quando publica seu livro "As regras do método sociológico", onde define uma metodologia de estudo, que embora sendo em boa parte extraída das ciências naturais, dá seriedade à nova ciência. Era necessário revelar as leis que regem o comportamento social, ou seja, o que comanda os fatos sociais.

Em seus estudos, os quais serviram de pontos expiatórios para os inícios de debates contra Gabriel Tarde (o que perdurou praticamente até o fim de sua carreira), ele concluiu que os fatos sociais atingem toda a sociedade, o que só é possível se admitirmos que a sociedade é um todo integrado. Se tudo na sociedade está interligado, qualquer alteração afeta toda a sociedade, o que quer dizer que se algo não vai bem em algum setor da sociedade, toda ela sentirá o efeito. Partindo deste raciocínio ele desenvolve dois dos seus principais conceitos: instituição social e anomia.

A instituição social é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam. As instituições são, portanto, conservadoras por essência, quer seja família, escola, governo, polícia ou qualquer outra, elas agem fazendo força contra as mudanças, pela manutenção da ordem.

Durkheim deixa bem claro em sua obra o quanto acredita que essas instituições são valorosas e parte em sua defesa, o que o deixou com uma certa reputação de conservador, que durante muitos anos causou antipatia a sua obra. Mas Durkheim não pode ser meramente tachado de conservador, sua defesa das instituições se baseia num ponto fundamental, o ser humano necessita se sentir seguro, protegido e respaldado. Uma sociedade sem regras claras (num conceito do próprio Durkheim, "em estado de anomia"), sem valores, sem limites leva o ser humano ao desespero. Preocupado com esse desespero, Durkheim se dedicou ao estudo da criminalidade, do suicídio e da religião. O homem que inovou construindo uma nova ciência inovava novamente se preocupando com fatores psicológicos, antes da existência da Psicologia. Seus estudos foram fundamentais para o desenvolvimento da obra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com